Cassilândia, Sexta-feira, 25 de Maio de 2018

Últimas Notícias

18/12/2006 16:45

STF Indefere HC para acusado de 1300 estelionatos

STF

A Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) em decisão unânime indeferiu o pedido de Habeas Corpus (HC) 88262, requerido pela defesa de C.S.S. Ele foi acusado de chefiar uma quadrilha que cometeu o crime de estelionato por 1300 vezes (artigos 171 e 288 do Código Penal).

O habeas foi impetrado contra decisão do Superior Tribunal de Justiça (STJ) que não acolheu a alegação de excesso de prazo para a prisão cautelar do réu. A defesa de C.S.S. pediu a nulidade absoluta da ação penal, porque teria havido ofensa aos princípios constitucionais do devido processo legal, do juiz natural e do promotor natural, já que o processo originou-se na Justiça Estadual e teve todos seus atos ratificados pelo Juízo Federal, após o reconhecimento da incompetência absoluta do primeiro, o que estaria em desacordo com os incisos LIII e LIV, do artigo 5º da Constituição.

O julgamento de 8 de agosto de 2006 foi anulado por decisão da Turma que, acolhendo embargos de declaração, atendeu o disposto no parágrafo único A, do artigo 192, do Regimento Interno do STF. A defesa teria pedido para ser informada sobre a data do julgamento, quando faria sustentação oral, no que não foi atendida.

No julgamento de hoje (18/12) a 2ª Turma, por unanimidade, indeferiu o habeas. Em seu voto, o relator, o ministro Gilmar Mendes, disse que, além de atender ao princípio da economia processual, “em síntese, observa-se que, embora o STF tenha entendido que a incompetência do juiz anularia somente os atos decisórios, essa posição foi superada no sentido de que, em determinadas situações, é possível a ratificação pelo juízo competente com relação a atos decisórios ainda que emanados de autoridades incompetentes”.


Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Quinta, 24 de Maio de 2018
10:00
Receita do dia
Quarta, 23 de Maio de 2018
10:00
Receita do dia
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)