Cassilândia, Sexta-feira, 15 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

07/11/2005 15:27

Soja e algodão com áreas menores

Famasul

A quebra nas duas últimas safras, a de verão do ano passado e a safrinha deste ano, e os fatores de mercado e de câmbio que influíram na atividade agrícola de forma aguda, mostram seus reflexos na nova safra de verão em Mato Grosso do Sul. Muitos hectares de terra ficarão descobertos, sem que seja cultivada qualquer cultura, reflexo da descapitalização dos produtores e até do desânimo que se abateu sobre o setor, especialmente pelas perspectivas nada animadoras do mercado agrícola para o próximo ano.

A área plantada de algodão em Mato Grosso do Sul vai ter redução superior a 40%, de acordo com o primeiro prognóstico oficial da Conab. A soja, que é o principal produto agrícola do Estado, terá área de 3% a 5% menor, o que parece pouco, mas representa aproximadamente 100 mil hectares que ficarão inaproveitados. A produção de soja, no entanto, em função da produtividade esperada (a da safra anterior foi muito baixa) deverá voltar aos patamares normais podendo chegar a 5 milhões 318 mil toneladas contra 3 milhões 696 na safra anterior, de alta frustração.

O único produto, dentre as principais culturas, que apresenta crescimento é o milho, variando entre 10 e 16,5%. No entanto, por ser uma área bem inferior à da soja, acaba representando a agregação de uma área pouco significativa (cerca de 15 mil hectares apenas) em relação ao que o Estado está perdendo com a cultura da soja e especialmente com o algodão na safra 2005/2006.

Também é importante frisar que além do problema da redução da área das principais culturas, a descapitalização do produtor também vai se refletir no rendimento de cada cultura por hectare plantado. Sem dinheiro, o produtor esta aplicando menos tecnologia, desde a semente que muitas vezes não é certificada, passando pela baixa utilização de herbicidas, fungicidas e inseticidas, além do mau preparo do solo, a expectativa apresentada na previsão feita pela Conab é de produtividades menores do que a média para praticamente todas as culturas, exceção feita talvez para a soja.

Algodão

No caso do algodão, segundo o prognóstico da Conab, ao invés dos 58,9 mil hectares plantados em 2004/2005, a expectativa é que o Estado plante entre 28,3 mil e 31,8 mil hectares de algodão. A produção deve cair de 68,9 mil toneladas para 39,9 mil toneladas ou, no máximo, 44,8 mil toneladas de pluma.

Soja

A área de soja que na safra passada foi de 2 milhões 030 hectares, deve cair para 1 milhão 929 mil hectares ou 1 milhão 969 mil hectares, uma variação para menos de 3% ou de até 5%. Há otimismo no caso da soja com o rendimento por hectare: a expectativa é que suba dos 1.820 quilos por hectare da última safra para 2.700 quilos por hectare que é a média histórica no Estado.

Milho

De 81,7 mil hectares plantados na última safra, a previsão é de que aumente para 89,9 mil hectares ou até 95,2 mil hectares. A produção pode subir dos 441,2 mil toneladas para até 521,7 mil toneladas.

Maurício Hugo

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Sexta, 15 de Dezembro de 2017
Quinta, 14 de Dezembro de 2017
21:14
Loteria
10:00
Receita do dia
Quarta, 13 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Terça, 12 de Dezembro de 2017
20:48
Loteria
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)