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Sites de comparação de preço declaram guerra as fraudes no Black Friday

Isto é Dinheiro - 29 de novembro de 2013 - 10:39

A artimanha de alteração de preço usada por alguns sites de e-commerce durante a Black Friday de 2012, que fez com que a data ficasse conhecida como Black Fraude, foi alvo das plataformas de comparação de preço neste ano. As ferramentas fizeram esquemas especiais para que os usuários possam comparar os valores cobrados anteriormente nos produtos e calcular o desconto real na Black Friday.

O comparador de preços Zoom foi um deles. A empresa colocou no ar nesta quinta-feira a versão especial de sua ferramenta, onde o usuário pode consultar a evolução de preço dos produtos nos últimos dias. O comparador Econovia também desenvolveu uma solução semelhante.

O líder do segmento Buscapé também terá uma sessão especial de Black Friday. A página da empresa vai selecionar os maiores descontos de seus parceiros - também, segundo a companhia, considerando o valor real dos produtos.

Além do olhar mecânico, especialistas também farão uma varredura na internet atrás de promoções. O Zoom colocará esses profissionais no Facebook para tirar dúvidas dos consumidores.

Black Friday
Em 2013, o evento busca redenção. Abalado por uma crise de imagem no ano passado - quando lojas participantes maquiaram descontos, fazendo com que fosse apelidade de Black Fraude nas redes sociais -, a organização da data tomou diversas medidas para retomar o crédito perdido.

Apesar de estar em um momento delicado, o Black Friday Brasil 2013 espera ter um crescimento em comparação com a edição riscada. A expectativa é de que as vendas gerem R$ 340 milhões, crescimento de mais de 56% em relação aos R$ 217 milhões vendidos em 2012.

O evento é organizado pelo Busca Descontos, do empresário de internet Pedro Eugenio, e conta com participantes como Netshoes, Walmart.com.br, Magazine Luiza, Hering, Coca Cola Clothing, RiHappy, TAM, Americanas.com, entre outras. No total, as lojas participantes devem processar 850 mil pedidos na data. “Realizamos parcerias com renomadas empresas do comércio eletrônico para promover o evento”, afirma Eugenio. "A ação deve quebrar o recorde de vendas online em um único dia no Brasil"

Serão cerca de 6 mil produtos e serviços com descontos. Segmentos como saúde e beleza, petshop, passagens aéreas, brinquedos, casa e decoração, instrumentos musicais, fitness, viagens, livros e revistas e produtos automotivos fazem sua estreia esse ano.

Segurança:
Os organizadores distribuirão o selo "Black Friday Legal" para as empresas que estão oficialmente participando do evento.

O Instituto Sieve fará o monitoramento das ofertas e a comparação com os preços praticados anteriormente
As empresas que não seguirem as regras serão excluídas da Camara E-Net

O ReclameAqui terá um canal especial para reclamações sobre o evento

Serviço:
Data: 29 de novembro
Participantes oficiais: 120
Expectativa de venda: R$ 340 milhões
Expectativa de Ticket Médio: R$ 400
Site oficial: http://www.blackfriday.com.br/

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