Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 26 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Silvio Berlusconi anuncia renúncia do governo italiano

20 de abril de 2005 - 12:54

O primeiro-ministro da Itália, Silvio Berlusconi, anunciou nesta quarta-feira a renúncia de todo o gabinete antes de comparecer ao Senado, razão pela qual a partir de agora corresponde ao presidente da República, Carlo Azeglio Ciampi, iniciar as consultas para a formação de um novo governo.

"Desta vez não haverá surpresas. Hoje renuncio e vou ver o chefe do Estado", disse Silvio Berlusconi aos jornalistas na entrada do Senado, minutos antes de subir à tribuna para fazer o anúncio oficial.

O líder conservador antecipou o que se previa, especialmente depois de ontem, terça-feira, em que a ameaça dos cinco ministros da Aliança Nacional de renunciar se uniu à já formalizada dos quatro da União dos Democratas-Cristãos.

Já na tribuna do Senado, Berlusconi confirmou sua decisão de renunciar e se ofereceu a liderar outro Executivo, já que diz contar com o apoio dos parceiros de centro-direita.

Berlusconi justificou sua renúncia com os resultados das eleições regionais de 3 e 4 de abril, que teve como resultado um forte derrota de sua coalizão para a oposição progressista.

"Entendi esse sinal e pretendo dar uma resposta", afirmou Berlusconi, que reconheceu que seu Executivo "entrou em crise", embora tenha apontado que "os eleitores são quem deve decidir e ninguém percebeu uma mudança na maioria" que governa Itália.

O ex-primeiro ministro assegurou que todas as forças que integram o bloco de centro-direita pediram que "dê vida" a um novo Gabinete presidido por ele e acrescentou que aceita "esse desafio.


Terra

SIGA-NOS NO Google News