Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 26 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Silo-secador de Chapadão do Céu pega fogo na madrugada

Autoria da matéria: Jovemsulnews (Norbertino) - 19 de fevereiro de 2006 - 15:43

No início da madrugada deste domingo, 19 de fevereiro, o Corpo de Bombeiros de Chapadão do Sul (MS) foi chamado para atender a uma ocorrência de incêndio em um silo-secador, na Fazenda Primavera, do produtor rural Ivo Albrescht, no município de Chapadão do Céu (GO), distante de Chapadão do Sul 40 km.

Quando os bombeiros chegaram ao local o agricultor e a sua família haviam controlado as chamas, mas o milho continuava ardendo dentro do silo. Após análise da situação, chegou-se a conclusão de que o esvaziamento gradativo com a injeção de água no silo seria a melhor solução para combater o incêndio e salvar grande parte das 400 toneladas de milho que havia no silo.

O Silo-secador é considerado eficiente maneira para se secar e armazenar grãos. Pode ser mais vantajoso do que os sistemas convencionais de secagem, quando se compar ao custo inicial do investimento, o custo de secagem por tonelada de grão e a qualidade final do produto.

Grande parte dos grãos nos Estados Unidos são secados através desse sistema. É uma tecnologia já consagrada, utilizada há mais de 40 anos naquele país. No Brasil, o sistema foi lançado no final dos anos 90, já adequado às necessidades dos nossos agricultores.

O milho é colocado dentro do silo com aproximadamente 70º (setenta graus) de temperatura e resfriado com aeração. O que pode ter ocorrido na Fazenda Primavera foi a entrada de um grão ou película de milho em brasa e provocado o incêndio.

De Chapadão do Sul deslocou-se para o local o caminhão pipa da prefeitura, o caminhão bombeiro, a viatura de resgate e uma camionete com onze homens. Por volta das 3h30 da madrugada a maioria dos homens voltou para Chapadão do Sul e ficaram três no local para acompanhar a retirada do milho e o combate ao fogo.

Ivo Albrerscht informou que não tem seguro do secador ou do produto. Não houve vítimas e ainda não se avaliou o valor do prejuízo causado.

Quando da inauguração do destacamento do Corpo de Bombeiros em Chapadão do Sul, o comandante geral Tenente Coronel Froid disse em entrevista para a Jovemsulnews que para salvar vidas, combater incêndios e atender catástrofes, a corporação ignora as fronteiras e pode ser acionada para atender em qualquer localidade, num raio de até 200 km. Nesta madrugada prestou valioso serviço no vizinho estado de Goiás.



SIGA-NOS NO Google News