Cassilândia, Sexta-feira, 09 de Dezembro de 2016

Últimas Notícias

19/02/2006 15:43

Silo-secador de Chapadão do Céu pega fogo na madrugada

Autoria da matéria: Jovemsulnews (Norbertino)

No início da madrugada deste domingo, 19 de fevereiro, o Corpo de Bombeiros de Chapadão do Sul (MS) foi chamado para atender a uma ocorrência de incêndio em um silo-secador, na Fazenda Primavera, do produtor rural Ivo Albrescht, no município de Chapadão do Céu (GO), distante de Chapadão do Sul 40 km.

Quando os bombeiros chegaram ao local o agricultor e a sua família haviam controlado as chamas, mas o milho continuava ardendo dentro do silo. Após análise da situação, chegou-se a conclusão de que o esvaziamento gradativo com a injeção de água no silo seria a melhor solução para combater o incêndio e salvar grande parte das 400 toneladas de milho que havia no silo.

O Silo-secador é considerado eficiente maneira para se secar e armazenar grãos. Pode ser mais vantajoso do que os sistemas convencionais de secagem, quando se compar ao custo inicial do investimento, o custo de secagem por tonelada de grão e a qualidade final do produto.

Grande parte dos grãos nos Estados Unidos são secados através desse sistema. É uma tecnologia já consagrada, utilizada há mais de 40 anos naquele país. No Brasil, o sistema foi lançado no final dos anos 90, já adequado às necessidades dos nossos agricultores.

O milho é colocado dentro do silo com aproximadamente 70º (setenta graus) de temperatura e resfriado com aeração. O que pode ter ocorrido na Fazenda Primavera foi a entrada de um grão ou película de milho em brasa e provocado o incêndio.

De Chapadão do Sul deslocou-se para o local o caminhão pipa da prefeitura, o caminhão bombeiro, a viatura de resgate e uma camionete com onze homens. Por volta das 3h30 da madrugada a maioria dos homens voltou para Chapadão do Sul e ficaram três no local para acompanhar a retirada do milho e o combate ao fogo.

Ivo Albrerscht informou que não tem seguro do secador ou do produto. Não houve vítimas e ainda não se avaliou o valor do prejuízo causado.

Quando da inauguração do destacamento do Corpo de Bombeiros em Chapadão do Sul, o comandante geral Tenente Coronel Froid disse em entrevista para a Jovemsulnews que para salvar vidas, combater incêndios e atender catástrofes, a corporação ignora as fronteiras e pode ser acionada para atender em qualquer localidade, num raio de até 200 km. Nesta madrugada prestou valioso serviço no vizinho estado de Goiás.



Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
Últimas notícias
Scroller Top
Sexta, 09 de Dezembro de 2016
Quinta, 08 de Dezembro de 2016
10:00
Receita do dia
09:00
Maternidade
Quarta, 07 de Dezembro de 2016
20:20
Loteria
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)