Cassilândia, Quarta-feira, 13 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

29/09/2015 14:30

Seu cereal é integral de verdade? Teste em 2 passos para desmascarar rótulos

Bolsa de Mulher

Basta passar pela gôndola dos pães ou dos cereais para se deparar com o termo “integral” escrito em letras garrafais em diversas embalagens. Mas afinal, o que torna um alimento integral? Entenda por que em alguns casos essa se torna apenas uma estratégia para te fazer comprar o produto e não um benefício para a sua saúde.

O que são cereais integrais?

Originalmente, um grão é formado por três partes: farelo, endosperma e gérmen. Mas, quando passa pelo processo de refinamento, resta apenas o endosperma. Os grãos integrais, teoricamente, são aqueles ainda constituídos pelas três partes, no entanto, na prática, a nomenclatura não é seguida à risca.

No que se refere a indústria alimentícia, não existe um regulamento específico sobre o que é um cereal integral. Há duas exceções: a farinha de trigo e a farinha de cereais. Por esse motivo, o termo integral pode ser utilizado mesmo em produtos que tenham quantidades mínimas do alimento integral.

Isso acontece não apenas com os grãos, como aveia, centeio, quinoa, mas também com produtos que os utilizam como matéria-prima, como pães, cereais matinais, massas, biscoitos, entre outros.

Como saber se um alimento é integral de verdade?

Passo 1

Para não comprar gato por lebre, procure pela listagem dos ingredientes, que costumam ficar na parte de trás da embalagem. É obrigatório que eles sejam listados em ordem do mais para o menos abundante, portanto, o ingrediente integral deve estar entre os primeiros e, preferencial, antes da sua versão refinada, como a farinha branca, por exemplo.

Passo 2

Outra boa dica é procurar a quantidade de fibras, que costuma ser farta em alimentos integrais. Para ser considerado fonte de fibras, um alimento deve ter 2,5 gramas delas em cada porção do alimento. Nesse caso, é preciso verificar os valores nutricionais dos alimento, geralmente dispostos em forma de tabela no verso da embalagem.

Por que consumir alimentos integrais?

Os alimentos integrais são ricos em proteína, gorduras mono e poliinsaturadas, fibras e outros nutrientes que fazem muito bem à saúde. Além do auxílio ao funcionamento intestinal, estudos indicam que eles podem ajudar na manutenção da glicemia estável, uma vez que suas fibras regulam a absorção de glicose no intestino, no controle do colesterol e a emagrecer, já que as fibras promovem sensação de saciedade.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Quarta, 13 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Terça, 12 de Dezembro de 2017
20:48
Loteria
Segunda, 11 de Dezembro de 2017
20:42
Loteria
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)