Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 26 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Seu cereal é integral de verdade? Teste em 2 passos para desmascarar rótulos

Bolsa de Mulher - 29 de setembro de 2015 - 14:30

Basta passar pela gôndola dos pães ou dos cereais para se deparar com o termo “integral” escrito em letras garrafais em diversas embalagens. Mas afinal, o que torna um alimento integral? Entenda por que em alguns casos essa se torna apenas uma estratégia para te fazer comprar o produto e não um benefício para a sua saúde.

O que são cereais integrais?

Originalmente, um grão é formado por três partes: farelo, endosperma e gérmen. Mas, quando passa pelo processo de refinamento, resta apenas o endosperma. Os grãos integrais, teoricamente, são aqueles ainda constituídos pelas três partes, no entanto, na prática, a nomenclatura não é seguida à risca.

No que se refere a indústria alimentícia, não existe um regulamento específico sobre o que é um cereal integral. Há duas exceções: a farinha de trigo e a farinha de cereais. Por esse motivo, o termo integral pode ser utilizado mesmo em produtos que tenham quantidades mínimas do alimento integral.

Isso acontece não apenas com os grãos, como aveia, centeio, quinoa, mas também com produtos que os utilizam como matéria-prima, como pães, cereais matinais, massas, biscoitos, entre outros.

Como saber se um alimento é integral de verdade?

Passo 1

Para não comprar gato por lebre, procure pela listagem dos ingredientes, que costumam ficar na parte de trás da embalagem. É obrigatório que eles sejam listados em ordem do mais para o menos abundante, portanto, o ingrediente integral deve estar entre os primeiros e, preferencial, antes da sua versão refinada, como a farinha branca, por exemplo.

Passo 2

Outra boa dica é procurar a quantidade de fibras, que costuma ser farta em alimentos integrais. Para ser considerado fonte de fibras, um alimento deve ter 2,5 gramas delas em cada porção do alimento. Nesse caso, é preciso verificar os valores nutricionais dos alimento, geralmente dispostos em forma de tabela no verso da embalagem.

Por que consumir alimentos integrais?

Os alimentos integrais são ricos em proteína, gorduras mono e poliinsaturadas, fibras e outros nutrientes que fazem muito bem à saúde. Além do auxílio ao funcionamento intestinal, estudos indicam que eles podem ajudar na manutenção da glicemia estável, uma vez que suas fibras regulam a absorção de glicose no intestino, no controle do colesterol e a emagrecer, já que as fibras promovem sensação de saciedade.

SIGA-NOS NO Google News