Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 26 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Setor rural quer barrar novos índices da reforma agrária

Fernanda Mathias - Campo Grande News - 29 de junho de 2007 - 14:01

O setor rural pretende barrar na Justiça a proposta do Ministério do Desenvolvimento Agrário e do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária para atualização dos índices de produtividade utilizados como critério de desapropriação de áreas agrícolas destinadas à reforma agrária. Os novos índices são considerados inatingíveis, segundo o advogado da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul, Gervásio Alves de Oliveira Júnior. Ele participou esta semana de audiência pública sobre o assunto na Comissão de Agricultura do Senado Federal em Brasília. Segundo ele, os índices acabam enquadrando 60% das produtividades de Mato Grosso do Sul como improdutivas e estariam fora da realidade da produção local.

No caso da soja passa 1,2 tonelada por hectare a 2 toneladas, o que representaria 37 sacas de soja por hectare. Na pecuária, o produtor seria obrigado a saltar de 0,3 unidade animal por hectare para 1,5 unidade por hectare de terra. Gervásio argumenta que em alguns casos as fazendas de Mato Grosso do Sul precisarão aumentar duas vezes ou mais sua produção para que não sejam consideradas improdutivas e sujeitas a desapropriação para a reforma agrária. “São índices inatingíveis. Isso sem falar nas dificuldades enfrentadas pelo produtor em relação a fatores climáticos e endividamento que sempre geram problemas de produtividade”, avaliou.

Ele defende que o critério deveria considerar a evolução técnica na produção agropecuária, com o uso de novas tecnologias, computador e Internet, tratores com GPS, pesquisas genéticas, a introdução de manejos mais adequados e melhoria de qualidade das pastagens, o desenvolvimento e a geração de emprego.

SIGA-NOS NO Google News