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Geral

Setor de cervejas é o grande alvo do governo

24 de março de 2008 - 15:12

A ofensiva do governo para diminuir o consumo de bebidas alcoólicas atinge principalmente o segmento de cervejas, que movimenta R$ 20 bilhões por ano. A cifra gasta por este setor com publicidade ultrapassa a marca dos R$ 900 milhões - sendo que a maior parte é aplicada na televisão. Em todo o país, são 22 milhões de consumidores da bebida. Para o Ministério da Saúde, no entanto, as atenções têm que estar voltadas para a influência do álcool nas mortes nas estradas e seus prejuízos para os cofres públicos.

Os números de uma pesquisa do Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) mostram que as mortes nas ruas e estradas decorrentes de álcool causam um prejuízo de mais de R$ 20 milhões por ano, levando em consideração despesas com seguro e a renda que a pessoas envolvidas no acidente deixarão de gerar, além do gasto do governo com tratamento médico. O consumo de álcool, sustenta o ministério, é o principal problema de saúde pública.

Os gastos do SUS com tratamento de dependentes de álcool em unidades extra-hospitalares chegaram a R$ 62 milhões nos últimos seis anos. No mesmo período, o governo gastou aproximadamente R$ 19,7 milhões em procedimentos hospitalares de internações relacionadas ao uso de álcool. Segundo o ministério, morrem anualmente no país 17,5 mil pessoas decorrentes de acidentes de trânsito associados ao consumo de bebidas alcoólicas por motoristas e pedestres.

Outro estudo do governo indica que pelo menos 150 mil brasileiros costumam dirigir após ingerir de quatro a cinco doses de bebida alcoólica. "Por isso é que insisto que a medida é a fiscalização, a repressão do motorista, não dos comerciantes e do cidadão comum que não está no comando de um veículo e acaba privado de tomar sua cerveja", reforça o deputado Nelson Marquezelli (PTB-SP).



Jorge Franco com informações da assessoria

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