Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 25 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Sete recomendações do INCA para prevenção e identificação do câncer de mama

Abc Med - 15 de maio de 2016 - 13:00

O Instituto Nacional de Câncer (INCA) divulgou sete recomendações para reduzir a mortalidade por câncer de mama no Brasil. Dentre as orientações o Instituto defende que toda mulher com suspeita da doença tenha o direito de receber diagnóstico no prazo máximo de 60 dias. As orientações não têm caráter de lei e a cada município ou Estado cabe a responsabilidade por sua aplicação.

As sete recomendações incluem:

Toda mulher deve ficar alerta para os primeiros sinais e sintomas do câncer de mama e procurar avaliação médica.
Toda mulher com suspeita da doença, com nódulo palpável na mama e outras alterações suspeitas, deve ter o direito de receber diagnóstico no prazo máximo de 60 dias.
Toda mulher deve ter amplo acesso a informações com base científica e de fácil compreensão sobre o câncer de mama.
As mulheres entre 50 e 69 anos devem se submeter ao exame de mamografia a cada dois anos.
O exame de mamografia deve ser realizado em locais que têm certificado de qualidade. Todo serviço de mamografia deve participar de um programa de qualidade em mamografia. A qualificação obtida deve ser exibida em local visível às usuárias.
Toda mulher deve saber que o controle do peso corporal e da ingestão de álcool são formas de prevenir o câncer de mama, além da amamentação e da prática de atividades físicas.
A terapia de reposição hormonal, quando indicada na pós-menopausa, deve ser feita sob rigoroso acompanhamento médico, pois aumenta o risco de câncer de mama.
As recomendações fazem parte das ações do “Outubro Rosa”, mês de mobilização mundial em torno do câncer de mama, momento em que o Inca promove uma série de ações de alerta para este tipo de tumor. De acordo com o Instituto, esta patologia é a que mais mata mulheres em todo o País. São cerca de 11 mil mortes por ano no Brasil.

SIGA-NOS NO Google News