Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 26 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Servidora da Agraer é eleita vice-presidente da Aber

08 de outubro de 2007 - 15:20

A servidora da Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (Agraer), Maria Helena Bicudo, foi eleita vice-presidente da Academia Brasileira de Extensão Rural (Aber). A eleição aconteceu na última quinta-feira (4) em Brasília, um dia depois de os membros da academia serem empossados.

Composta por 34 membros, a academia tem como principal objetivo construir e socializar, de forma impressa ou por outros meios, um acervo histórico da extensão rural brasileira. Para abrigar este acervo, será criada uma editora e uma revista. A academia terá, anualmente, uma Reunião Ordinária, em que serão deliberadas as sugestões de publicação de artigos, livros e teses. Analisados por um Conselho Editorial, estes trabalhos serão apresentados e divulgados durante uma Assembléia Geral, que também deverá ser realizada anualmente.

A academia deverá desenvolver, ainda, programas especiais, voltados para a cultura e para a arte, com edições especiais de biografias e com a promoção de prêmios, concursos, seminários e conferências.

A servidora Maria Helena Bicudo vê a participação na academia como uma forma de tornar reconhecidos os trabalhos desenvolvidos em Mato Grosso do Sul. "Será uma forma de resgatar todo o conhecimento adquirido em anos de trabalho pelos nossos extensionistas”, diz a servidora.

De acordo com Maria Helena, cada membro da academia deverá atuar dentro de uma área específica da extensão rural. “Eu, por exemplo, trabalharei com a questão das comunidades negras, mas sem deixar de lado as outras áreas. Pretendo também atuar em trabalhos voltados para a questão da mulher, uma vez que sou a única representante feminina do grupo”, comenta.

O diretor-presidente da Agraer, José Antônio Roldão, analisa a Academia Brasileira de Extensão Rural como um colegiado de alta expressão para o sistema de extensão rural nacional. “Trata-se de um fórum que reúne não apenas conhecimento, mas experiências de vida de extensionistas de todo o País. E o fato de termos uma servidora da Agraer na direção facilitará a nossa interação com este grupo, que reúne a nata da extensão rural brasileira”, ressalta.

A escolha da servidora Maria Helena Bicudo para representar Mato Grosso do Sul na academia foi realizada no mês de abril pela Agraer, por meio de uma eleição interna na qual concorreram servidores com mais de 15 anos de serviços prestados para a extensão rural do Estado.

SIGA-NOS NO Google News