Cassilândia, Quarta-feira, 13 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

19/04/2013 14:29

Sérvia e Kosovo chegam a acordo histórico

BBC Brasil

Brasília – Após meses de tensas negociações mediadas pela União Europeia, os governos da Sérvia e do Kosovo chegaram hoje (19) a um acordo histórico para normalizar as relações entre os dois países.

Segundo a negociadora do bloco europeu, Catherine Ashton, o acordo revelou "determinação" dos primeiros-ministros da Sérvia, Ivica Dacic, e do Kosovo, Hashim Thaci, para solucionar o conflito. "O que estamos vendo é um passo para fora do passado. E, para ambos, é um passo em direção à Europa", disse a chefe de Política Externa da União Europeia.

Os termos do acordo ainda não foram totalmente divulgados, mas, segundo a agência de notícias AP, o documento parece reconhecer a autoridade do Kosovo sobre o norte do país, habitado predominantemente por população de etnia sérvia.

No entanto, Dacic, da Sérvia, não descarta a possibilidade de os termos da negociação não serem cumpridos. Segundo ele, ainda não havia certeza, entre os membros do alto escalão do governo de seu país, de que o documento seria aceito ou rejeitado.

A decisão, para Dacic, deve vir “nos próximos dias”.

O Kosovo, uma ex-província da Sérvia, declarou independência do país em 2008. Nos últimos anos, o governo sérvio vinha dizendo que não reconheceria a soberania do território.

Desde então, o Kosovo já foi reconhecido por mais de 90 países, incluindo os Estados Unidos e 22 dos 27 países-membros da União Europeia, mas, por causa do bloqueio da China e da Rússia, aliados da Sérvia no Conselho de Segurança das Nações Unudas, a região autodeclarada independente ainda não é um membro pleno das Nações Unidas.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Terça, 12 de Dezembro de 2017
20:48
Loteria
Segunda, 11 de Dezembro de 2017
20:42
Loteria
10:00
Receita do dia
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)