Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 26 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Sérgio Assis lamenta morte e critica ministra

Janaina Gaspar - 17 de novembro de 2005 - 06:40

Afirmando estar indignado e triste com o falecimento do ambientalista e presidente da Fundação para a Conservação da Natureza de Mato Grosso do Sul (Funconams), Francisco Ancelmo de Barros, o deputado estadual Sérgio Assis (PSB) ocupou a tribuna na sessão desta quarta-feira da Assembléia Legislativa para lamentar o suicídio do ambientalista e criticar a visita da ministra do Meio Ambiente, Marina Silva que esteve na Capital nesta terça-feira.

“Avalio como lamentável a vinda da ministra que disse ter vindo para a Campo Grande para externar pesar aos familiares do Francelmo. Foi preciso uma tragédia como esta para a ministra vir ao Estado, na prática ela nunca fez nada de concreto para o Mato Grosso do Sul. Em agosto deste ano ela acabou com o sonho da população sul-mato-grossense de desenvolvimento sustentável ao suspender o Programa Pantanal. Com uma simples assinatura, frustrou a expectativa de todos, inclusive dos ambientalistas. Francelmo deu sua vida pela preservação do meio ambiente e não apenas pelo projeto de lei sobre as usinas de álcool, em suas cartas de despedida ele destacou sua revolta e decepção com as políticas ambientais desenvolvidas pelo atual governo, chegando a citar a transposição do Rio São Francisco, a devastação da Floresta Amazônica, entre outros gravíssimos problemas ambientais”, disse o parlamentar durante seu discurso, acrescentando que é preciso passar da fase de estudos para a prática.

Assis também afirmou que apesar de defender a viabilidade da industrialização da Região Norte do Estado, entende a atitude desesperada de Francelmo como um alerta para o Brasil e para o mundo sobre a preservação da natureza.

“Creio que o país não esquecerá deste ato de revolta e desespero. Precisamos cuidar do nosso patrimônio ambiental, porque a natureza não perdoa os abusos contra ela. Mas também quero lembrar que a população da Região Norte está tão desesperada quanto ele. Várias famílias estão convivendo com a fome por falta de empregos, só espero que não ocorram mais mortes pela falta de definições dos governantes”, destacou Sérgio Assis.

Os deputados Waldir Neves (PSDB), Loester Nunes (PDT) e Zé (PFL) apartearam Assis concordando com seu ponto de vista. Já os deputados petistas Pedro Kemp, Pedro Teruel e Semy Ferraz defenderam veementemente a ministra Marina Silva.

“Em minha opinião a ministra só merece vaias do nosso Estado porque ela não fez nada em nossa defesa”, finalizou Loester.

SIGA-NOS NO Google News