Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 26 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Senador Jonas Pinheiro morre em Cuiabá

Edilson Almeida/24horasnews - 20 de fevereiro de 2008 - 08:21

Agência Senado
Agência Senado

Um dos políticos de maior longevidade eleitoral de Mato Grosso já não está mais entre nós. No final da noite desta terça-feira, dia 19 de fevereiro, Jonas Pinheiro da Silva, 67 anos, faleceu. A morte do senador já era esperada há alguns dias. Ele deu entrada no Hospital Amecor na madrugada do dia 11, após sofrer uma parada cardíaca no domingo à noite. De lá para cá, sempre em coma profundo, o quadro apenas se agravou. Na sexta-feira, dia 15, deixou de responder aos estímulos do pescoço para baixo. Na segunda-feira, teve morte cerebral. No último boletim médico os efeitos já eram derradeiros: Jonas já enfrentava problemas cardiorespiratórios, apesar dos aparelhos ligados.

O Estado perde um dos seus políticos mais ilustres, um dos grandes líderes do meio rural brasileiro. Jonas Pinheiro da Silva é natural de Santo Antônio do Leverger. Ele nasceu no dia 22 de janeiro de 1941. Ocupava atualmente o cargo de senador pelos Democratas, o DEM, antigo PFL, partido que ajudou a fundar em Mato Grosso. Havia sido reeleito em 2002 para um mandato que duraria até 2010. Já estava com o seu nome lançado para novamente disputar o cargo, junto com o colega e correligionário de longa data, Jaime Campos.

Formado em Medicina Veterinária pela Universidade Federal do Mato Grosso do Sul, Jonas Pinheiro começou sua vida política em 1982, quando se elegeu pela primeira vez deputado federal. Antes, porém, já militava na Aliança Renovadora Nacional (Arena), partido do Governo. Era funcionário da extinta Empresa Mato-grossense de Extensão Rural (Emater). Foi reeleito em 1986 e 1990. Em 1994, elegeu-se ela primeira vez para o Senado também pelo estado do Mato Grosso. Toda a trajetória política do senador morto se baseou, a rigor, em ações relacionadas ao agronegócio. Na semana passada, diante de seu estado grave, senadores manifestaram solidariedade ao senador e sua família.

Jonas Pinheiro sempre teve seu nome sondado para os mais altos cargos no Estado.Várias vezes se postou como candidato ao Governo. Inclusive na última eleição, quando se elegeu senador. No período anterior, ameaçou romper com o amigo Blairo Maggi para tentar alavancar posições para seu grupamento partidário. Chegou a ser também cotado para ser ministro da Agricultura. Seu ápice político aconteceu antes, em 1998, quando sua esposa, Celcita Pinheiro, elegeu-se deputada federal.

Jonas Pinheiro teve nove irmãos 2 dele morreram teve 2 filhos e 3 netos.

SIGA-NOS NO Google News