Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 26 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Sem vacinar as crianças, a poliomielite pode voltar

Agência do Rádio - 09 de junho de 2008 - 07:56

Este sábado é dia de vacinar as crianças com menos de cinco anos contra a poliomielite, mais conhecida como paralisia infantil. O Ministério da Saúde pretende vacinar 16 milhões de crianças. Já se passaram dezenove anos desde o último caso de paralisia infantil no País. A doença, que há algumas décadas infectava muitas crianças brasileiras, hoje está controlada, graças a intensas campanhas de vacinação. Mas o sucesso do combate à poliomielite nos últimos anos tem causado um efeito negativo: as pessoas estão se descuidando com relação à doença. A coordenadora do Programa Nacional de Imunização, Marília Bulhões, explica por que a vacinação das crianças é sempre necessária.


"Nós temos visto que nos últimos tempos tem tido um certo arrefecimento, as pessoas estão procurando menos com suas crianças as unidades de saúde. Por isso, voltamos a recomendar a ida das crianças às unidades porque a paralisia está erradicada do Brasil mas não do mundo, a qualquer hora nós corremos o risco de importação do vírus, do vírus chegar a este País."

Por isso, a coordenadora do Programa Nacional de Imunização faz um apelo para que os pais ou responsáveis levem todas as crianças até cinco anos de idade para se vacinar contra a paralisia infantil, no próximo sábado, dia 14. Os postos de vacinação vão funcionar das oito da manhã às cinco da tarde.

De Brasília, Marcelo Brito

SIGA-NOS NO Google News