Cassilândia, Sábado, 16 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

14/04/2004 15:23

Secretário do MEC recomenda criatividade e competência

Pedro Malavolta / ABr

Os professores precisam ser criativos e competentes para contornar a falta de recursos, tanto nas aulas tradicionais quanto nas que utilizem informática, recomendou o Secretário de Ensino a Distância do Ministério da Educação, Marcos Dantas. Ele participou em São Paulo do 1º fórum NetEducação.

Apesar do tema da palestra ser a utilização da tecnologia na educação, a maior parte das perguntas da platéia, formada principalmente por professores, foi sobre a falta de recursos e os baixos salários. Estes dois pontos seriam empecilhos para a capacitação dos profissionais e a adequada utilização das novas tecnologias em sala de aula. Dantas observou que "nós temos que aprender a conviver com a pobreza do nosso país”.

O que o governo pretende é incentivar os cursos de graduação a distância. O MEC vai abrir licitações para que as universidades ofereçam cursos para as áreas de biologia, química, matemática, física e pedagogia. Todas as universidades poderão participar, mas o ministério vai dar preferência a consórcios de instituições. O programa conta hoje com R$ 15 milhões, e vai com o ensino superior como um todo, e não apenas com a educação continuada.

O secretário anunciou mudanças pedagógicas em todos os programas de educação a distância herdados da gestão anterior, mas não criticou seus antecessores. Para ele, são mudanças naturais, como, por exemplo, a instalação de antenas parabólicas para o funcionamento do programa TV Escola. Criado em 1996, o programa tem como principais alvos a capacitação e atualização de professores de ensino fundamental e médio.

Sobre o Programa Nacional de Informática na Educação (Proinfo) o secretário disse que serão compradas, até o final do ano, 50 mil novas máquinas.

O evento é promovido pelo NetEducação, projeto de responsabilidade social da operadora de TVa cabo NET. O programa também disponibiliza TV a cabo para escolas públicas e espaço de duas horas semanais em seus canais para secretarias estaduais e municipais produzirem programas de educação continuada para seus professores.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Sábado, 16 de Dezembro de 2017
Sexta, 15 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Quinta, 14 de Dezembro de 2017
21:14
Loteria
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)