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25/08/2005 16:39

Sebrae estrutura ações de turismo na Costa Leste

Contexto Assessoria

O Sebrae no Mato Grosso do Sul em parceria com os municípios de Anaurilândia, Aparecida do Taboado, Bataguassu, Brasilândia, Batayporã, Santa Rita do Pardo e Três Lagoas vão criar, até julho de 2006, um roteiro integrado com suas belezas naturais com a finalidade de atrair turistas e incrementar a economia da região. O projeto faz parte da nova metodologia de trabalho do Sebrae Nacional, a Gestão Estratégica
Orientada para Resultados (GEOR).

Segundo a consultora Vanessa Gouveia Leite, o Sebrae iniciou o trabalho de regionalização do turismo na região Costa Leste no ano de 2002 com o objetivo de explorar de maneira sustentável as belezas da região, que
tem potencial para desenvolver o turismo de lazer, eventos e negócios.

Vanessa ressalta que através da GEOR os empresários já participaram de capacitação na área de turismo e artesanato, e também de eventos como a Festa do Artesanato de Brasilândia, Festa do Peão de Aparecida do
Taboado, Expotrês e Festa do Folclore de Três Lagoas. "Já conseguimos realizar um trabalho de capacitação do turismo e do artesanato, realizamos um curso de Qualidade no atendimento ao turista em Bataguassu
e palestras de sensibilização ao turismo em todos os municípios".

A consultora comenta que o trabalho está ajudando a fortalecer a governança municipal e regional através da reestruturação dos COMTUR'S de todos os municípios. "Com a parceria já foi possível realizar um
diagnóstico em todos os municípios e priorizar ações em grupos produtivos de Bataguassú, Santa Rita do Pardo e Três Lagoas. Em Três Lagoas, por exemplo, fizemos uma oficina de cerâmica, com o objetivo de capacitar os artesãos de maneira que eles passem a utilizar a matéria-prima local que é a argila a qual existe em abundância na região".

A Associação dos Artesões de Bataguassú também foi beneficiada com uma consultoria para os artesãos que produzem os bichinhos do pantanal e uma oficina de aperfeiçoamento na modelagem do produto. O grupo de artesãos de Santa Rita do Pardo, que confecciona Patwork recebeu um curso de custos e formação do preço de vendas. Para o fim do ano está previsto o lançamento de um Calendário de Eventos da Região Turística da Costa
Leste e o Plano de Marketing.

Tendo como base uma metodologia de gerenciamento compartilhado de projetos, a GEOR, o setor de Turismo e Artesanato da Costa Leste de Mato Grosso do Sul, pretende aumentar o fluxo de turistas e vendas no
artesanato, em 20% até dezembro de 2007. As ações desenvolvidas pela nova metodologia de gerenciamento de projetos visam alavancar a capacidade dos parceiros, integrar os municípios participantes e promover o crescimento econômico. O sucesso das atividades na região

dependerá da participação e interesse por parte dos empresários na
execução das ações.

O projeto conta com o apoio das prefeituras dos municípios de Três
Lagoas, Bataguassu, Brasilândia, Batayporã, Santa Rita do Pardo,
Anaurilândia e Aparecida do Taboado, além da Câmara Técnica de Turismo
da Costa Leste, Faculdades Integradas de Três Lagoas (AEMS),
Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Fundação de Turismo
de Mato Grosso do Sul (FUNDTUR), Sebrae e Senac.

*Mais informações pelos telefones (67) 325-4113 e (67) 325-4119 ou pelo
site do Sebrae no Mato Grosso do Sul: www.ms.sebrae.com.br

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