Cassilândia, Domingo, 17 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

17/06/2016 06:15

Se a oportunidade não existe, crie.

Odilon Medeiros*

Sempre discuto com os meus clientes sobre a necessidade de criar, de empreender. Percebo que, lamentavelmente, nem todos conseguem ver um palmo além do nariz; outros se assumem “conservadores” e ponto final.

E a grande maioria prefere apenas se lamentar. Culpar a todos pelos insucessos: é a crise, é a gestão, são os dirigentes. Todos são culpados, menos ele mesmo. Mantive contato com um empresário que só livrou a própria mãe: todas as demais pessoas eram culpadas do seu fracasso empresarial. O interessante é que nas proximidades, mas, bem perto mesmo, o seu concorrente ia muito bem. Fui visitar o tal concorrente e não observei nada de anormal, nem ilícito.

Não pessoal, não estou negando que o momento econômico esteja muito crítico. O que estou afirmando, categoricamente, é que ficar se lamentando, se sentindo um coitadinho, sofrendo da síndrome do pobre coitado, não vai levar a lugar nenhum. Enquanto essas pessoas gastam as suas energias para se lamentar, outras gastam as energias para criar, agir, se sentir e ser produtivo.

Outro dia recebi uma mensagem, que falava que dois profissionais distintos foram prospectar o mesmo mercado em uma determinada região. O primeiro percebeu que naquele local ninguém usava o produto e informou à empresa que ali não havia mercado porque NINGUÉM usava o produto; o segundo quando chegou ao mesmo local comunicou à empresa que aumentasse a produção pois NINGUÉM ali usava o citado produto. Conseguem perceber a diferença?

Na sua vida, você também pode agir assim: ver alguns fatos como obstáculos ou como motivadores. Não estou dizendo que é tudo fácil, mas pode ter certeza de uma coisa: se você agir, criar, for proativo, as chances de sucesso serão enormes.

A vida é feita de escolhas e você pode optar em acreditar ou não no que estou escrevendo. Mas, para defender a minha tese, fortalecer o que estou dizendo, quero relatar um fato: recentemente, nas redes sociais e na imprensa, circulou a informação que um homem foi às ruas do Recife buscar emprego de uma maneira diferente: fez um cartaz e se colocou à disposição para trabalhar. A foto que ilustra esse artigo fala por si só. O que ele fez? Criou a oportunidade!

O seu nome é Thomaz Richard Cordeiro, 33 anos. No meu entendimento isso é ter proatividade, é ser criativo e estrategista. Características que fazem a diferença no comportamento de um profissional de sucesso e, portanto, apreciadas pelos gestores. Parabéns ao Thomaz pela iniciativa e pelo novo emprego. Pelo novo emprego, sim, pois ele já foi contratado!

E você? O que tem feito? Reclamado, chorado ou criado oportunidades? Lembre-se: a vida é feita de escolhas e você tem o direito de escolher o que quer para si: seja lamentação ou sucesso. Pense nisso. Aja e seja feliz!

(*) Odilon Medeiros - Mestre em Administração, Especialista em Psicologia Organizacional, Coach, Pós-graduado em Gestão de Equipes, MBA em Vendas, consultor e palestrante. www.odilonmedeiros.com.br / E-mail: om@odilonmedeiros.com.br

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Sábado, 16 de Dezembro de 2017
Sexta, 15 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Quinta, 14 de Dezembro de 2017
21:14
Loteria
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)