Cassilândia, Segunda-feira, 28 de Maio de 2018

Últimas Notícias

16/06/2006 07:39

Saúde: Saiba como prevenir o câncer de mama

Agência do Rádio

O câncer de mama é de origem genética e atinge principalmente as mulheres. Depende de lesão no DNA, herdada ou adquirida durante a vida, o que prejudica o ritmo de multiplicação das células. Na maioria das vezes é causada pela lesão no DNA e não por fator hereditário. Entre 5% e 10% dos casos dependem de alteração genética familiar, o que faz com que as mulheres sejam mais vulneráveis ao câncer de mama. Por isso, é importante que ela tome alguns cuidados que ajudam a prevenir a doença. Essas precauções recebem o nome de prevenção primária. Quem explica é o presidente da Sociedade Brasileira de Mastologia, Diógenes Baségio.

"Para a prevenção primária, nós temos alguns cuidados que são essenciais, por exemplo: a baixa quantidade de gordura animal saturada que, normalmente, é um fator de risco para câncer de mama, faz com que, se nós reduzirmos a ingesta, nós teremos menor risco para desenvolver câncer de mama, da mesma forma que nós diminuirmos a ingesta de álcool, que é um fator hoje de risco importante para desenvolver câncer de mama. O tabagismo é outro fator de risco e, também, a questão do peso corporal. É fundamental que as mulheres procurem manter um peso corporal dentro de um índice de massa corpórea normal para evitar o risco de câncer, principalmente a obesidade pós-menopáusica."

Diógenes Baségio lembra ainda que para ajudar na prevenção ao câncer de mama também é recomendada a prática de exercícios físicos, pois mulheres atletas quase não apresentam a doença. Já a prevenção secundária, que é aquela para impedir que o câncer evol ua, deve ser feita por meio do auto-exame da mama, pelo menos uma vez por mês.

De Brasília, Leilane Alves

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Domingo, 27 de Maio de 2018
Sábado, 26 de Maio de 2018
14:57
Cassilândia
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)