Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 26 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Saúde: Saiba como prevenir o câncer de mama

Agência do Rádio - 16 de junho de 2006 - 07:39

O câncer de mama é de origem genética e atinge principalmente as mulheres. Depende de lesão no DNA, herdada ou adquirida durante a vida, o que prejudica o ritmo de multiplicação das células. Na maioria das vezes é causada pela lesão no DNA e não por fator hereditário. Entre 5% e 10% dos casos dependem de alteração genética familiar, o que faz com que as mulheres sejam mais vulneráveis ao câncer de mama. Por isso, é importante que ela tome alguns cuidados que ajudam a prevenir a doença. Essas precauções recebem o nome de prevenção primária. Quem explica é o presidente da Sociedade Brasileira de Mastologia, Diógenes Baségio.

"Para a prevenção primária, nós temos alguns cuidados que são essenciais, por exemplo: a baixa quantidade de gordura animal saturada que, normalmente, é um fator de risco para câncer de mama, faz com que, se nós reduzirmos a ingesta, nós teremos menor risco para desenvolver câncer de mama, da mesma forma que nós diminuirmos a ingesta de álcool, que é um fator hoje de risco importante para desenvolver câncer de mama. O tabagismo é outro fator de risco e, também, a questão do peso corporal. É fundamental que as mulheres procurem manter um peso corporal dentro de um índice de massa corpórea normal para evitar o risco de câncer, principalmente a obesidade pós-menopáusica."

Diógenes Baségio lembra ainda que para ajudar na prevenção ao câncer de mama também é recomendada a prática de exercícios físicos, pois mulheres atletas quase não apresentam a doença. Já a prevenção secundária, que é aquela para impedir que o câncer evol ua, deve ser feita por meio do auto-exame da mama, pelo menos uma vez por mês.

De Brasília, Leilane Alves

SIGA-NOS NO Google News