Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 26 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Saúde mobiliza parceiros na batalha contra a dengue

Ministério da Saúde - 02 de novembro de 2004 - 08:50

O Ministério da Saúde reunirá na próxima quarta-feira (3), em Brasília, o Comitê Nacional de Mobilização contra Dengue, com o objetivo de traçar estratégias de prevenção contra a doença. Além disso, será apresentada a campanha publicitária para Dia D (20 de novembro), com o slogan “Não deixe a dengue estragar o seu verão”. O MS buscou a participação da sociedade civil organizada na mobilização e divulgação sobre como combater o Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue. Ao todo, representantes de 50 instituições foram convidados a participar do Comitê. A abertura será às 14h, no Auditório Emílio Ribas (Esplanada dos Ministérios, Bloco G), com a presença do secretário de Vigilância em Saúde, Jarbas Barbosa.

Entre os parceiros do MS, estão o Ministério da Defesa, a Confederação Nacional das Donas de Casa e Consumidores, a organização não-governamental Viva Rio, Central Única dos Trabalhadores (CUT), Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Federação Nacional dos Bancos (Febraban), Associação Brasileira dos Supermercados (Abras) e Associação Brasileira da Emissoras de Rádio (Abert), Direção de Projetos Sociais da TV Globo, Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e Confederação Nacional das Igrejas Cristãs.

Além de conhecer a campanha publicitária em torno do combate à dengue, os participantes darão sugestões sobre as ações previstas para o Dia D e para o próximo verão. Receberão materiais da campanha e informarão o quantitativo de folderes e cartazes necessários para o trabalho nas suas respectivas áreas de atuação.

Algumas das ações já foram acertadas com os integrantes do Comitê. As instituições ou empresas proprietárias de redes de TV, como a CNBB (Rede Vida), a representação Cristã (TV Record e outras), além do Grupo Globo (TV Globo), receberão um kit com uma fita do vídeo da campanha publicitária e outros materiais para divulgação gratuita, aumentado a quantidade de inserções na mídia. A Caixa Econômica Federal colocará banners nas arenas do circuito de vôlei de praia e o Banco do Brasil fará mobilização entre atletas por intermédio de sua Associação Atlética.

Campanha - A campanha publicitária do Dia D de Combate à Dengue é composta por anúncios de rádio e TV, anúncios em jornais e revistas de grande circulação, três milhões de folderes e meio milhão de cartazes para reforçar a mídia eletrônica. O Ministério da Saúde disponibilizou no Portal Saúde e no site da Secretaria de Vigilância em Saúde as logomarcas do Dia D para confecção de camisetas e bonés.

A campanha publicitária na mídia começou a ser veiculada no último dia 29 e está dividida em duas partes. A primeira vai até 13 de novembro e trata da prevenção contra a dengue. A música-tema é “Baianidade Nagô”, da Banda Beijo, cuja letra diz: “Já pintou o verão, calor no coração, a festa vai começar, a galera se agita numa só alegria”.

A segunda fase da campanha chama a população para o Dia D. O filme, de 30 segundos, tem a mesma música-tema e mostra os mesmos personagens da primeira fase, desta vez alertando sobre como fazer para eliminar os criadouros do mosquitos da dengue. O spot termina com o locutor dizendo: “Dia 20 é o dia do Brasil se unir contra a dengue”.

Problema - A dengue é um dos principais problemas de saúde pública no mundo. A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que entre 50 a 100 milhões de pessoas se infectem anualmente, em mais de 100 países, de todos os continentes, exceto a Europa. Cerca de 550 mil doentes necessitam de hospitalização e 20 mil morrem em conseqüência da dengue.

O mosquito transmissor da dengue, o Aedes aegypti, encontrou no mundo moderno condições muito favoráveis para uma rápida expansão, pela urbanização acelerada que criou cidades com deficiências de abastecimento de água e de limpeza urbana; pela intensa utilização de materiais não-biodegradáveis, como recipientes descartáveis de plástico e vidro; e pelas mudanças climáticas. Com essas condições, o Aedes aegypti espalhou-se por uma área onde vivem cerca de 3,5 bilhões de pessoas em todo o mundo. Nas Américas, está presente desde os Estados Unidos até o Uruguai, com exceção apenas do Canadá e do Chile, por razões climáticas e de altitude.

Redução - As ações de controle da dengue resultaram na redução de 73,3% dos casos da doença no primeiro semestre de 2004 em relação ao mesmo período do ano passado. Dados da Secretaria de Vigilância em Saúde (SVS) do Ministério da Saúde mostram que, nos primeiros seis meses deste ano, 84.535 pessoas tiveram dengue, enquanto que, em 2003, as notificações chegaram a 299.764.

A diminuição dos casos de dengue registrados no Brasil reflete o êxito das ações desenvolvidas pelo Programa Nacional de Controle da Dengue (PNCD) da Secretaria de Vigilância em Saúde (SVS), do Ministério da Saúde, em parceria com estados e municípios.





Reunião do Comitê Nacional de Mobilização contra Dengue
Local: Auditório Emílio Ribas (térreo do edifício sede do Ministério da Saúde)

Data: 03.11.2004

Hora: 14h

SIGA-NOS NO Google News