Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 26 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Saúde, Integração e Justiça têm novos titulares

Carolina Pimentel, da Agência Brasil - 16 de março de 2007 - 16:37

Três novos ministros tomaram posse hoje para trabalhar no segundo mandato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva: José Gomes Temporão no Ministério da Saúde, Geddel Vieira Lima no Ministério da Integração Nacional, e Tarso Genro no Ministério da Justiça.

Os dois primeiros são indicações do PMDB, partido com a maior bancada no Congresso, de 90 deputados. Tarso Genro é do PT, o mesmo partido do presidente Lula.

Durante a cerimônia, Lula discursou e defendeu as mudanças no ministério como “um novo jeito de fazer política” em referência às negociações do governo de coalizão, que envolveram 11 partidos.

Na apresentação dos ministros, Lula enfatizou que chefiar um ministério é uma “tarefa difícil", já que o salário é menor do que se paga na iniciativa privada. Por isso, segundo ele, o fato de alguém aceitar um ministério mostra que a “máquina pública é cheia de heróis”.

Na seqüência fez uma brincadeira com sua posição de presidente da República: “sou o único que não posso reclamar do meu salário de R$ 8 mil, porque não tem nenhum torneiro mecânico ganhando R$ 8 mil por mês. Eu ainda continuo sendo o torneiro mecânico mais bem pago”.

O presidente disse que a nomeação do deputado Geddel Vieira Lima (PMDB-BA) para o Ministério da Integração é “a consolidação da coalizão política”.

Ao dar posse a José Gomes Temporão, filiado ao PMDB, como novo ministro da Saúde, Lula disse que o médico terá de assumir “um pepino”. Lula elogiou Temporão que, segundo ele, é “quase uma unanimidade dentro da área da saúde”.

O ministro das Relações Institucionais, Tarso Genro, passa a ser o novo ministro da Justiça. À ele, Lula desejou "toda a sorte do mundo" e avisou que "o jogo é duro".

SIGA-NOS NO Google News