Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 25 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Saúde: Cirurgia pode resgatar fertilidade masculina

Agência do Rádio - 17 de julho de 2006 - 07:57

Com o objetivo de não ter filhos, muitos homens optam por fazer a vasectomia, um tipo cirurgia que bloqueia o fluxo de espermatozóides. Mas e se o arrependimento bater? Também é possível, por meio de cirurgia, reverter o procedimento. Estudos internacionais mostram que 75% dos indivíduos que desejam a reversão estão em um novo relacionamento, enquanto apenas 10% são homens casados que desejam ter mais filhos. O urologista Sérgio Levy explica como a reversão é feita.

"Essa cirurgia é passível de ser refeita, ou seja, aquele canal que a gente fez o corte, que a gente bloqueou, a gente consegue cirurgicamente, com uma microcirurgia, fazer a ligação de novo desses canais. Não é uma cirurgia de risco de vida. Mas é uma cirurgia trabalhosa em relação a técnicas de microcirurgia, mas que é muito bem realizada e que a ge nte pode oferecer para esses pacientes que se arrependem de terem realizado a vasectomia."

Mas o doutor assistente, da Clínica Urológica do Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo, Plínio Moreira De Goes alerta que se o paciente tiver feito a vasectomia há muito tempo, o quadro de reversão pode não ser alcançado.

"Quanto mais longe da execução da vasectomia você tiver pior vai ser a qualidade do esperma desses pacientes. Se você passou 10 anos que fez a vasectomia, você reverte, você pode até ter espermatozóides, mas, as vezes, a capacidade de fecundação desses espermatozóides acaba sendo diminuída."

Apesar dos riscos, o urologista Sérgio Levy destaca que 86% dos pacientes recuperam o fluxo dos espermatozóides.

De Brasília, Silaine Bohry

SIGA-NOS NO Google News