Cassilândia, Domingo, 17 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

02/08/2009 10:34

Rio começa a distribuir medicamento contra gripre A

Agência Brasil/Luiz Augusto Gollo

Os 45 quartéis do Corpo de Bombeiros e as 12 Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) no Rio de Janeiro começaram a distribuir ontem (1º) as cinco mil cartelas com o fosfato de oseltamivir, produzido pelo laboratório Farmanguinhos para substituir o Tamiflu, fabricado pela Roche. O medicamento é usado no tratamento de pacientes com influenza A (H1N1) - gripe suína.

A cartela só é liberada mediante preenchimento de formulário próprio e receita médica. Até o final da tarde, houve cinco retiradas no quartel dos bombeiros no bairro do Humaitá, na zona sul carioca, três no quartel no centro da cidade e uma na Barra da Tijuca e outra em Vila Isabel.

As cinco mil cartelas fazem parte do lote de 210 mil fabricados pelo laboratório a pedido do Ministério da Saúde, para distribuição a diversas secretarias de Saúde do país. Podem retirar o medicamento pessoas físicas ou clínicas e hospitais, cumpridas as formalidades.

A intensificação do combate à gripe não se restringe à distribuição do remédio. O primeiro compromisso da agenda do governador Sérgio Cabral na próxima segunda-feira será o anúncio, às nove horas, da construção de 23 novas UPAs, em parceria com o Ministério da Saúde, em 22 cidades, até o fim do ano que vem.

A Defensoria Pública da União no Rio, que recebe adesões para a ação coletiva que moverá por danos materiais e morais em outubro, anunciou para o dia seguinte, terça-feira, nova ação civil pública na Justiça, assinada pelo defensor titular de Ofícios de Direitos Humanos e Tutela Coletiva, André Ordacgy.

“Queremos desmilitarizar a guarda e a distribuição dos medicamentos. Quartéis não têm condições de armazenamento de produtos medicinais e, além do mais, o remédio tem de estar na rede pública e em hospitais e clínicas particulares, aonde as pessoas vão quando se sentem mal”, disse o defensor público.

No mesmo tom, o médico infectologista Edimilson Migowski, também membro da Academia Nacional de Farmácia, reclama a ausência de farmacêuticos no armazenamento e na entrega. Mas sua queixa maior é de outra natureza:

“Se fosse facilitar a vida do cidadão, eu entenderia deixar os medicamentos nos quartéis, mas não é isso que vai acontecer. Ao contrário, o sujeito com febre, dores pelo corpo e tudo o mais em vez de ir ao hospital vai ao quartel”.

Edimilson fala com mais autoridade sobre a questão, porque ele próprio é major da reserva do Corpo de Bombeiros do Rio, onde serviu por 16 anos. Sua opinião é de que está havendo desvio de função e que quartel não funciona 24 horas como uma UPA:

“Na verdade, acho tudo isso errado. Quem tem autoridade sobre armazenamento e dispensa de medicamentos é farmacêutico, médico examina e passa a receita, e bombeiro só pode entrar na história em situações excepcionais e específicas”.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Sábado, 16 de Dezembro de 2017
Sexta, 15 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Quinta, 14 de Dezembro de 2017
21:14
Loteria
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)