Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 25 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

RF facilita importações pela internet

Daniel Lima/ABr - 23 de junho de 2004 - 11:05

O número de serviços na área de comércio exterior oferecido pela Internet está sendo ampliado pela Secretaria da Receita Federal. A partir de hoje, segundo informações divulgadas pelo órgão, os importadores, tanto pessoas físicas quanto jurídicas, passam a contar com o Siscomex Importação na Internet.

A Receita garante que o acesso ao serviço será feito através de um sistema seguro, em que os dados são criptografados (as informações são misturadas e somente reorganizadas no destino), o que garante privacidade na Internet.

Além disso, o acesso ao Siscomex Importação será feito via Rede Privada Virtual numa tentativa da Receita de evitar que os dados sejam desviados do destino. O coordenador de Tecnologia da Informação do órgão, Donizetti Vitor Rodrigues, admite que o tráfego normal de dados na rede mundial de computadores não é seguro.

Para ele, no entanto, “mesmo utilizando um meio público de comunicação, com essa solução as transmissões se comportam como se estivessem em uma rede privada segura”.

A certificação digital é necessária para a utilização do novo serviço e precisa ser adquirida por autoridade certificadora credenciada pela Receita Federal. Para ter acesso, a lista dessas empresas basta acessar o site do órgão na Internet (www.receita.fazenda.gov.br).

O endereço também dá acesso ao pedido de utilização da rede privada virtual e ao Siscomex Importação na opção que se encontra na página da Receita Federal - 0 ATENDIMENTO VIRTUAL 222.

O Siscomex Exportação já está disponível desde o ano passado para os exportadores.

SIGA-NOS NO Google News