Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 25 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Reunião amanhã define colocação do flúor na água em MS

APN - 14 de abril de 2005 - 14:58

Uma reunão amanhã, 15 de abril, no auditório da Coordenação Regional da Fundação Nacional de Saúde em Mato Grosso do Sul (Funasa-MS), vai definir sobre a fluoretação, implantação de flúor no sistema de abastecimento público de água, nos municípios do Estado.

Estarão presentes os técnicos da Funasa de Brasília, consultora Felizana Maria Maya e o engenheiro Alfredo Guerra da Costa Machado. Também participam da reunião, no período da manhã, representante da Secretaria de Saúde do Estado, e no período da tarde, a Sanesul (Empresa de Saneamento de Mato Grosso do Sul) e o Sistema de Abastecimento Municipal de Água.

Considerada questão de saúde pública, a fluoretação permite redução de 60%, em média, da prevalência da cárie, ao custo de R$ 1,00 por habitante/ano. A cárie dental é uma doença irreversível, de alta incidência e alta prevalência, que preocupa os técnicos que atuam na área de saúde pública. Apenas o resfriado comum e as doenças superam a cárie em incidência.

A Funasa apóia os municípios, técnica e financeiramente, para que implantem o tratamento com flúor nos seus sistemas de abastecimento de água. A instituição é pioneira na fluoretação da água para consumo humano, iniciada na década de 50, no Espírito Santo.

SIGA-NOS NO Google News