Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 26 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Reprovados no Exame da OAB viram quase advogados

Perfil News - 18 de julho de 2005 - 15:37

O grande índice de reprovação na prova da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) tem criado uma nova categoria de profissionais, os quase advogados. Para exercer a profissão não basta o aluno ter feito uma faculdade de Direito reconhecida pelo Ministério da Educação. É preciso que ele seja aprovado no exame para se filiar à OAB e conseguir seu registro profissional. No último exame da Ordem foram aprovados na região de São José do Rio Preto (SP), 65 bacharéis em Direito dos 1.066 inscritos na primeira fase, o que representa 6,5%. Os dados fazem parte de uma estatística feita pelo vice-presidente da OAB Rio Preto, Roberto Luchezi.

O presidente da OAB Rio Preto, Flávio Marques, diz ter ciência da existência dos quase advogados, mas não consegue comprovar a prática. “A OAB não tem condições para verificar essa prática escritório por escritório. São muitos”, explica. Segundo Marques, não exista nada de impeça um bacharel de trabalhar com um advogado, mas é preciso que ele esteja inscrito como estagiário na OAB. Como os estudantes, ele não pode assinar peças, apenas auxiliar os profissionais.

O vice-presidente da OAB alerta que o bacharel que for pego exercendo a profissão pode responder criminalmente por falsidade ideológica e exercício ilegal da profissão. O advogado que assinar por um bacharel será julgado pela Comissão de Ética da OAB e pode perder o direito de atuar.

Fonte: Rio Preto News

SIGA-NOS NO Google News