Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 26 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Reino Unido prende três homens acusados de envio de lixo

Ivy Farias, Agência Brasil - 23 de julho de 2009 - 14:24

São Paulo - Três homens foram presos hoje (23) no Reino Unido sob acusação de envolvimento no envio ilegal de 99 contêineres de lixo para o Brasil. Oficiais da Agência Nacional Britânica Contra Crimes Ambientais, com a ajuda da polícia de Wiltshire, prenderam os acusados na região de Swidon, a cerca de uma hora e meia de Londres. A pena máxima, caso eles sejam condenados, é de até dois anos de reclusão ou pagamento de multa.

Segundo o porta-voz da Agência Britânica de Meio Ambiente, Stuart Brennan, a identidade dos acusados - assim como a nacionalidade deles - não pode ser divulgada porque a investigação ainda não foi concluída. "Não podemos divulgar nada mais detalhado sobre os homens por razões legais, mas teremos novas informações em breve", disse Brennan à Agência Brasil. Segundo nota veiculada no site da agência, os homens têm 24, 28 e 48 anos, respectivamente.

As autoridades britânicas pretendem investigar a carga dos contêineres quando eles voltarem ao Reino Unido. As empresas que enviaram o lixo do Reino Unido para o Brasil concordaram em repatriar os detritos sem cobrar nada de nenhum dos dois governos.

De acordo com a chefe do Departamento de Gerenciamento de Lixo e Resíduos da Agência de Meio Ambiente, Liz Parkes, as prisões de hoje "marcam um significativo processo nas investigações de exportação de lixo ilegal para o Brasil". "Não vamos hesitar em processar qualquer companhia ou indíviduo que tenha violado as leis de exportar lixo", completou.

O Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Renováveis (Ibama) informou às autoridades da Grã-Bretanha que dentro dos contêineres foram encontradas bolsas de sangue, fraldas descartáveis, seringas, camisinhas usadas e restos de comida.


Hoje, o ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, estará no Porto de Santos para acompanhar a vistoria do Ibama e lacrar os contêineres para serem devolvidos ao Reino Unido.






Edição: João Carlos Rodrigues

SIGA-NOS NO Google News