Cassilândia, Sábado, 19 de Setembro de 2020

Últimas Notícias

01/12/2003 15:06

Reforma Política pode ser votada na quarta

Agência Câmara

A Comissão da Reforma Política retoma amanhã a discussão do anteprojeto do relator Ronaldo Caiado (PFL-GO). A comissão ainda não chegou a um consenso. A maioria dos deputados defende o financiamento público das campanhas eleitorais para moralizar o sistema, mas há muitas resistências sobre o sistema de eleição por lista fechada, no qual o eleitor vota no partido, que escolhe seus candidatos nas convenções.
A reunião está marcada para as 14h30, no plenário 10.
O deputado João Fontes (PT-SE) é um dos que apóiam o financiamento público e são contra a lista fechada. Ele acredita que a lista vai acabar com a eleição direta. "A lista preordenada não democratiza, tira do eleitor a capacidade de escolher seu candidato. É um retrocesso, uma volta ao colégio eleitoral, derrubado pelo povo nas ruas durante a campanha das eleições diretas", avalia.
Entre os que defendem a lista fechada, está a deputada Luíza Erundina (PSB-SP). A parlamentar diz que quem critica esse modelo de votação desconhece a realidade mundial. "Só existem três países, inclusive o Brasil, que ainda não têm listas preordenadas, e isso explica a fragilidade dos nossos partidos, a pouca qualidade e legitimidade da representação popular no Congresso Nacional".
A comissão deve votar a matéria nesta quarta-feira (3).

O Poder Executivo ainda não encaminhou a proposta de Reforma Política, mas a Câmara já debate o tema desde o início do ano.



Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Sexta, 18 de Setembro de 2020
11:00
Corrida/Nutrição/Fitness
06:40
Libertadores da América
Quinta, 17 de Setembro de 2020
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)