Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 26 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Receita vai auditar declarações de 2,6 mil contribuintes

Fernanda Mathias/Campo Grande News - 14 de maio de 2007 - 12:41

A Receita Federal vai auditar declarações de Imposto de Renda Pessoa Física de 1% dos contribuintes pessoa física, o que significa 2,6 mil, segundo informou esta manhã o delegado de Campo Grande, Edson Ishikawa.

Cada delegacia do País definiu a quantidade a ser auditada por amostragem. “É um número básico para causar percepção de risco”, afirma. Este ano foram recebidas 268.918 declarações.

Os critérios para escolha das declarações que passarão por auditoria são técnicos e se baseiam principalmente na divergência entre a renda e informações prestadas. São alvos, por exemplo, declarações de gastos médicos muito altos em relação à renda e número de dependentes muito elevado. Neste último caso, para apertar o controle, o fisco passou a exigir que o contribuinte informe o CPF de dependentes com mais de 21 anos de idade.

Caso sejam constatadas irregularidades o contribuinte é intimado para prestar esclarecimentos à Receita Federal e fica sujeito à multa de 75% a 150% do valor devido em imposto.

A Receita também atua em outras frentes, usando de outras ferramentas. A comparação da renda com gastos no cartão de crédito e declarações de movimentações imobiliárias são alguns exemplos.

Paralelo às ações voltadas ao contribuinte pessoa física, a Receita também desenvolve a partir de hoje a Operação Impacto, voltada às empresas. A região do Bolsão será a primeira a passar pelo levantamento. Todas as informações prestadas à Delegacia da Receita Federal serão analisadas e conferidas. Esses dados serão cruzados com informações de terceiros, internas e de outros Fiscos.

SIGA-NOS NO Google News