Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 26 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Recadastramento do INSS será realizado em fevereiro

Aline Rocha/Campo Grande News - 26 de janeiro de 2005 - 08:47

O recadastramento dos aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), marcado para o início de abril, foi antecipado para o dia 15 de fevereiro. A informação é da Agência Brasil. O objetivo da atualização dos dados dos usuários da Previdência Social é evitar o pagamento de aposentadorias ilegais, fraudes e corrupção. Antes de iniciar o recadastramento, a Previdência fará o cruzamento de dados dos bancos, Justiça Eleitoral e Sistema Único de Saúde (SUS), com o objetivo de enxugar o cadastro atual.
O recadastramento foi proposto pela Confederação Brasileira de Aposentados e Pensionistas (Cobap), que, com isso, espera que as atividades previdenciárias adquiram mais transparência.
De acordo com o presidente da Confederação Brasileira de Aposentados e Pensionistas (Cobap), João Lima, cerca de 20% dos 23,1 milhões dos aposentados e pensionistas são irregulares ou fantasmas e \"não têm direito a receber benefício previdenciário\". Ele acredita que a atualização dos dados previdenciários será feita sem perturbar os aposentados e os pensionistas, diferentemente do que ocorreu em 2003, quando o Ministério da Previdência cortou o pagamento dos beneficiários com mais de 90 anos até que eles se recadastrassem.
A proposta da Copab é abordar os cidadãos nos bancos, já que 60% dos aposentados e pensionistas recebem o benefício com cartão bancário. O prazo final do recadastramento ainda não foi definido.

SIGA-NOS NO Google News