Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 26 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Rebanho vetado em MS tem 10 milhões de cabeças

Fabiana Silvestre e Marina Miranda/Campo Grande News - 15 de fevereiro de 2005 - 16:51

Cerca de 10 milhões de cabeças de gado, de mamando a caducando, poderiam ser exportadas caso não houvesse embargo da missão européia à carne sul-matogrossense. A estimativa é do delegado da DFA (Delegacia Federal da Agricultura), José Antônio Roldão. Segundo ele, o rebanho está nos 14 municípios onde a exportação está impedida. “É um prejuízo muito grande. Temos que mostrar à missão européia que o Mato Grosso do Sul não tem nada que sustente a manutenção ao veto”, diz.
Conforme Roldão, à época do embargo, em 1992, era “difícil controlar” a disseminação da febre aftosa. “No Pantanal, inclusive, havia animais suscetíveis à doença. Hoje a realidade é outra, mas infelizmente o mercado europeu colocou a restrição e só ele pode retirar”, afirma.
O delegado espera que a certificação do Paraguai – que faz fronteira seca com MS – como área livre da febre aftosa, prevista para maio, colabore para fim do embargo à carne do Estado. Roldão reitera que a vacinação é o melhor instrumento de combate à doença e informa que a DFA está avaliando a possibilidade de doar vacinas para a Bolívia.

SIGA-NOS NO Google News