Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 25 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Rastreabilidade bovina é voluntária, diz ministro

Afonso Benites/Campo Grande News - 03 de dezembro de 2004 - 07:28

A adesão ao Sisbov (Sistema Brasileiro de Identificação de Origem Bovina e Bubalina) passa a ser voluntária e não mais obrigatória como era até agora, segundo anunciou na tarde de hoje o ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Roberto Rodrigues.
A decisão foi apresentada após reunião com representantes da bancada ruralista na Câmara Federal, das secretarias estaduais de Agricultura e membros da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva da Carne Bovina. “Foi uma decisão compartilhada entre o governo e a iniciativa privada”, avisou em entrevista à assessoria do Ministério.
De acordo com o ministro, uma missão técnica, integrada por representantes da Câmara e do Senado, do setor privado e do Ministério, seguirá para a Europa nas próximas semanas para discutir as regras sobre a necessidade da rastreabilidade exigida pela União Européia. Rodrigues explica que o objetivo é garantir que a legislação a ser aprovada pelo Brasil, esteja de acordo com as exigências internacionais.
Outro grupo de trabalho irá ao Paraná para conhecer a experiência do estado de vincular informações do Sisbov à GTA (Guia de Trânsito de Animais), documento que autoriza o trânsito de animais. Há uma proposta no Ministério de fundir os dois documentos, modelo pelos produtores e governo paranaense.

SIGA-NOS NO Google News