Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 26 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Quem é quem na CPI do Mensalão

21 de julho de 2005 - 08:21

O presidente da nova CPI do Mensalão, senador Amir Lando (PMDB-RO), advogado, catarinense que se mudou para Rondônia, tornou-se nacionalmente conhecido em 1992, quando foi relator da CPI do PC Farias, que acabou levando o então presidente Fernando Collor de Mello ao impeachment. Antes, havia sido deputado estadual (1983) e deputado federal constituinte (1987).

Ele chegou ao Senado pela primeira vez como suplente, depois da morte do senador do senador Olavo Pires. É membro da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania, já foi relator-geral do Orçamento da União e ocupou até recentemente o cargo de ministro da Previdência do governo Luiz Inácio Lula da Silva.

Já o relator, deputado Ibrahim Abi-Ackel (PP-MG), jurista e professor universitário, foi procurador-geral da prefeitura de Belo Horizonte e ministro da Justiça do governo João Baptista Figueiredo. Há 36 anos se dedica à política, boa parte do tempo filiado à então Arena, quando foi vereador, deputado estadual e federal. Deputado federal em 87, foi um dos membros da concorrida Comissão de Constituição, Justiça e Redação da Constituição.

Por sua vez, o vice-presidente da CPI do Mensalão, deputado Paulo Pimenta (PT-RS), também passou por quase todos os cargos eletivos até chegar à Câmara dos Deputados, sempre pelo PT. Jornalista e técnico agrícola de Santa Maria (RS), foi vereador, deputado estadual e vice-prefeito.

SIGA-NOS NO Google News