Cassilândia, Segunda-feira, 27 de Maio de 2019

Últimas Notícias

15/05/2019 11:00

Pular o carnaval pode ser o início de uma vida mais saudável

Brasil Saúde

Uma das melhores épocas do ano para sair do sofá e colocar o corpo em movimento é o carnaval. E a já tradicional folia brasileira pode servir de ponto de partida para quem busca uma vida mais ativa e saudável.

É aconselhável que todas as pessoas pratiquem atividade física regularmente, mas muitos colocam a culpa na falta de tempo, no excesso de trabalho ou falta de oportunidade. Quer chance melhor que o carnaval para andar, pular e dançar? Wagner Rodrigues Martins, professor do Curso de Fisioterapia da Universidade de Brasília (UnB) explica que a folia pode ser uma ótima oportunidade para a pessoa perceber que se sente melhor quando o corpo está ativo e utilizar a experiência para mudar seus hábitos.

“A dança tem um gasto energético e dependendo da duração, do padrão de movimento, ela vai ser considerável para uma mudança no metabolismo. Assim, pular o carnaval vale muito como atividade física”, explica o professor. “A folia vai tirar a pessoa de uma zona de conforto e colocá-la para se movimentar. E isso pode favorecer uma mudança de hábito, que é o que todos devem buscar para ter uma vida mais saudável.”

Segundo Wagner Rodrigues Martins, um folião vai perceber os benefícios da atividade física e pode, a partir dali, sentir a necessidade de incorporar à rotina mais movimentos e objetivos específicos. “A dança serve como expressão corporal, coordenação motora, melhora o movimento, o equilíbrio, tem alguma atividade cardiovascular envolvida e trabalha também a questão da resistência muscular. Mas ela tem limites. Não dá para usar essa dança de carnaval somente. Ela pode ser um ponto de partida para que a pessoa procure outras atividades que vão trabalhar a saúde do corpo como um todo.”

Pulou o carnaval? Correu atrás do trio elétrico? Ensaiou passos de frevo, axé e maracatu? Chegou a hora de se programar para o restante do ano. “Para emagrecimento, fortalecimento muscular, etc, a pessoa deve procurar algo mais específico com um profissional de educação física”, explica o professor. “Esse período que é muito particular do brasileiro, cultural mesmo, se ele servir como ponto de partida para uma pessoa que não pratica atividade física regularmente e observa que se movimentar faz bem são corpo, a folia vai ser ainda mais estimulante. A partir dali ela pode procurar um fisioterapeuta, um cardiologista, um professor de educação física para saber se ela está apta para exercícios sistematizados e mais específicos que vão gerar adaptações a curto, médio e longo prazo.”

Vale lembrar que existem cuidados específicos para a folia. Beba bastante água, já que o corpo pode estar em constante movimento – e por causa do calor desta época do ano –, e não exagere na atividade. Observe os limites do corpo, principalmente se não faz atividade física regularmente. Evite também o consumo de bebida alcóolica. Assim, o carnaval vai ser muito mais proveitoso e pode servir de início para uma vida bem mais ativa e saudável.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Domingo, 26 de Maio de 2019
10:00
Receita do Dia
Sábado, 25 de Maio de 2019
11:34
Cassilândia
10:00
Receita do Dia
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)