Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 26 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Provão será realizado no dia 7 de novembro

Dourados News - 25 de outubro de 2004 - 14:20

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep/MEC) divulgou nesta segunda-feira, 18 de outubro, que o Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) 2004 terá a participação de 155.654 estudantes dos cursos de graduação de 13 áreas do conhecimento. O Exame será realizado no dia 7 de novembro, em todo o país.

O número de participantes selecionados por amostragem inclui ingressantes e concluintes dos respectivos cursos. O Enade faz parte do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), que engloba, ainda, uma avaliação dos cursos e das instituições.

A área com maior número de participantes é Educação Física, com 32.682, seguida de Fisioterapia, com 23.924. A área com menor número de selecionados é Terapia Ocupacional, com 1.963. Entre as unidades da Federação, São Paulo possui a maior quantidade de estudantes que farão o Enade, com 43.857, e Roraima o menor número, com apenas 232 estudantes de quatro áreas.

As 13 áreas que terão os seus cursos avaliados são: Agronomia, Educação Física, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Medicina, Medicina Veterinária, Nutrição, Odontologia, Serviço Social, Terapia Ocupacional e Zootecnia.

Prova - As provas do Enade serão constituídas por 10 questões de avaliação da formação geral, comum aos cursos de todas as áreas, e 30 questões específicas para cada área do conhecimento. Nas duas partes, as questões serão discursivas e de múltipla escolha, envolvendo situações-problema e estudos de casos.

O componente geral da prova vai investigar a formação de um profissional ético, competente e comprometido com a sociedade em que vive. Serão contemplados temas como sociodiversidade, biodiversidade, globalização, cidadania e problemas contemporâneos. Serão consideradas as habilidades do estudante para analisar, sintetizar, construir hipóteses, estabelecer relações, entre outras.
O componente específico avaliará as competências, habilidades e o domínio de conhecimentos necessários para o exercício da profissão. Para cada uma das áreas avaliadas, o Inep publicou uma portaria que detalha os conteúdos que servem de base para a elaboração das provas. As portarias podem ser acessadas nosite do Inep, http://www.inep.gov.br. .





Redação Terra

SIGA-NOS NO Google News