Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 25 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Proposta fixa carga horária de psicólogos em 6 horas diárias

Midiamax - 15 de abril de 2015 - 07:42

Deu entrada para tramitação no Poder Legislativo de Mato Grosso do Sul, um projeto de lei que propõe fixar em seis horas diárias ou 30 horas semanais a carga horária de trabalho dos profissionais de psicologia no Estado. A matéria veda ainda a redução de salário na categoria. “Fui procurado pela direção do Sindicato dos Psicólogos do Estado e eles me solicitaram a apresentação desse projeto visando regulamentar a carga horária da categoria”, explicou o autor do projeto, o deputado estadual Pedro Kemp, líder do PT na Casa de Leis.

Pela proposta de legislação fica assegurada àqueles profissionais, com contrato de trabalho em vigor, a devida jornada de trabalho. O parlamentar justifica que a Organização Mundial do Trabalho defende carga horária máxima de 30 horas para profissionais da área da saúde, por conta dos riscos aos quais estão expostos diariamente. Além disso, segundo o sindicato, jornadas extensas diminuem a qualidade de vida dos trabalhadores, provocando problemas físicos e mentais.

Recente pesquisa do Conselho Federal de Psicologia mostrou que cerca de 40% dos trabalhadores da saúde já cumprem menos de 30 horas semanais. “Os psicólogos lidam diariamente com problemas que envolvem morte, agressividade e angústias, ou seja, uma carga emocional muito intensa. A redução da jornada dará mais qualidade de vida ao trabalhador, que será um profissional melhor”, salientou Kemp.

SIGA-NOS NO Google News