Cassilândia, Quarta-feira, 23 de Maio de 2018

Últimas Notícias

02/03/2004 09:09

Proposta criação da Universidade do Sudoeste Goiano

Agência Câmara

O Projeto de Lei 2611/03, do deputado Leandro Vilela (PMDB-GO), autoriza o Poder Executivo a criar a Universidade Federal do Sudoeste Goiano (UFSOG). A instituição seria criada por meio do desmembramento do campus avançado da Universidade Federal de Goiás (UFG) em Jataí.
De acordo com o texto, o Poder Executivo deverá transferir os saldos orçamentários da UFG para a UFSOG, observada a coincidência de atividades, projetos e operações especiais. O campus avançado da UFG em Jataí possui nove cursos de graduação: Pedagogia, Agronomia, Ciências Biológicas, Educação Física, Geografia, Letras, História, Matemática e Medicina Veterinária. Em 2002, o vestibular da instituição ofereceu 360 vagas.

Necessidades municipais
O autor do projeto explica que as duas unidades universitárias de Jataí, além do campus avançado da UFG, funciona no município a Unidade Descentralizada de Ensino do Centro Federal de Educação Tecnológica de Goiás, que oferece os cursos de Tecnologia em Informática e Licenciatura em Ciências - não são suficientes para suprir as necessidades das empresas da região. "Apenas a implantação de uma universidade federal, que mantenha suas atividades de ensino, pesquisa e extensão sintonizadas com o contexto do sudoeste goiano, permitirá que se alcance o desenvolvimento que a população almeja e exige", acrescenta o parlamentar.
Segundo o deputado, a economia do município baseia-se em atividades agropecuárias e industriais, representadas sobretudo pelo funcionamento de unidades de transformação e de confecção. A cidade conta com fábricas de grandes empresas como Nestlé, Coinbra e Frivale, além de indústrias de estruturas metálicas, móveis, cerâmicas, artigos de mármore e calçados.

Tramitação
A proposta tramita apensada ao projeto 2612/03, do mesmo autor, que determina o desmembramento, para a criação da Universidade Federal do Sudoeste Goiano, do campus da UFG em Catalão. As matérias estão sendo analisadas, em caráter conclusivo, pela Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público, onde têm como relator o deputado Sandes Júnior (PP-GO). Em seguida, serão analisadas pelas comissões de Educação e Cultura; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Redação.



Reportagem - Rejane Oliveira
Edição - Regina Céli Assumpção

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Quarta, 23 de Maio de 2018
10:00
Receita do dia
Terça, 22 de Maio de 2018
10:00
Receita do dia
Segunda, 21 de Maio de 2018
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)