Cassilândia, Sexta-feira, 15 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

02/03/2004 09:09

Proposta criação da Universidade do Sudoeste Goiano

Agência Câmara

O Projeto de Lei 2611/03, do deputado Leandro Vilela (PMDB-GO), autoriza o Poder Executivo a criar a Universidade Federal do Sudoeste Goiano (UFSOG). A instituição seria criada por meio do desmembramento do campus avançado da Universidade Federal de Goiás (UFG) em Jataí.
De acordo com o texto, o Poder Executivo deverá transferir os saldos orçamentários da UFG para a UFSOG, observada a coincidência de atividades, projetos e operações especiais. O campus avançado da UFG em Jataí possui nove cursos de graduação: Pedagogia, Agronomia, Ciências Biológicas, Educação Física, Geografia, Letras, História, Matemática e Medicina Veterinária. Em 2002, o vestibular da instituição ofereceu 360 vagas.

Necessidades municipais
O autor do projeto explica que as duas unidades universitárias de Jataí, além do campus avançado da UFG, funciona no município a Unidade Descentralizada de Ensino do Centro Federal de Educação Tecnológica de Goiás, que oferece os cursos de Tecnologia em Informática e Licenciatura em Ciências - não são suficientes para suprir as necessidades das empresas da região. "Apenas a implantação de uma universidade federal, que mantenha suas atividades de ensino, pesquisa e extensão sintonizadas com o contexto do sudoeste goiano, permitirá que se alcance o desenvolvimento que a população almeja e exige", acrescenta o parlamentar.
Segundo o deputado, a economia do município baseia-se em atividades agropecuárias e industriais, representadas sobretudo pelo funcionamento de unidades de transformação e de confecção. A cidade conta com fábricas de grandes empresas como Nestlé, Coinbra e Frivale, além de indústrias de estruturas metálicas, móveis, cerâmicas, artigos de mármore e calçados.

Tramitação
A proposta tramita apensada ao projeto 2612/03, do mesmo autor, que determina o desmembramento, para a criação da Universidade Federal do Sudoeste Goiano, do campus da UFG em Catalão. As matérias estão sendo analisadas, em caráter conclusivo, pela Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público, onde têm como relator o deputado Sandes Júnior (PP-GO). Em seguida, serão analisadas pelas comissões de Educação e Cultura; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Redação.



Reportagem - Rejane Oliveira
Edição - Regina Céli Assumpção

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Sexta, 15 de Dezembro de 2017
Quinta, 14 de Dezembro de 2017
21:14
Loteria
10:00
Receita do dia
Quarta, 13 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Terça, 12 de Dezembro de 2017
20:48
Loteria
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)