Cassilândia, Sábado, 03 de Dezembro de 2016

Últimas Notícias

07/05/2008 17:51

Projeto no Senado iguala horário de MS ao de Brasília

Marta Ferreira/Campo Grande News

Projeto de lei apresentado ao Senado pelos parlamentares Delcídio do Amaral (PT-MS) e Jayme Campos (DEM-MT) iguala o fuso horário de Mato Grosso do Sul e Mato Grosso aos das regiões Sul, Sudeste e Nordeste. Hoje, ele é de uma hora a menos em relação à de Brasília.

Ao justificar o pedido de mudança, os parlamentares alegam que a unificação do horário dos dois estados com o vigente em São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília, atende à reivindicação de vários setores da sociedade, como a Federação das Indústrias, as associações comerciais e as empresas do mercado financeiro.

Citam também os meios de comunicação que retransmitem programação nacional, que no mês passado tiveram de atrasar horários de programas para atender a determinação do Ministério da Justiça. Desde então, a discussão ganhou mais corpo.

Por que mudar ? - “As dificuldades de viabilização de negócios sujeitos a horários específicos nas demais regiões, com ênfase no Sudeste, como as operações do mercado financeiro, são amplamente conhecidas. Quando se encerram os pregões da Bolsa Valores de São Paulo, ou quando são fechadas as instituições bancárias, Cuiabá e Campo Grande perdem uma hora de que poderiam dispor para amadurecer decisões ou viabilizar importantes participações em operações dessa natureza.”, afirma a justificativa do projeto.

Os senadores prosseguem dizendo que “no campo da comunicação, a diferença de fuso horário leva os habitantes da parte Oeste do Brasil a adotarem hábitos peculiares para contornarem as limitações que lhe são impostas”.

A mudança de horário já tem precedente, lembram os parlamentres, considerando que há 15 dias, o presidente Luís Inácio Lula da Silva sancionou projeto de lei do senador Tião Viana (PT-AC) que altera o fuso horário do Acre, de parte do Amazonas e do Pará. O novo horário entra em vigor em julho.A proposta apresentada pelos senadores de MT e MS é, segundo eles divulgaram, o aprimoramento do projeto de lei 322, proposta em 1991 pelo ex-senador Júlio Campos, irmão de Jayme Campos, que pretendia unificar a hora em todo o território nacional.

Na época, vigoravam no Brasil quatro fusos horários, o que, segundo o ex-senador, era compatível apenas com as etapas iniciais do processo de modernização do Brasil, mas não respondia às necessidades do desenvolvimento tecnológico e industrial que encurtou distâncias e aproximou os povos.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
Últimas notícias
Scroller Top
Sábado, 03 de Dezembro de 2016
10:00
Receita do Dia
06:50
Loterias
Sexta, 02 de Dezembro de 2016
10:00
Receita do Dia
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)