Cassilândia, Quarta-feira, 13 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

11/12/2004 09:17

Projeto dificulta falsificação de receituário médico

Agência Câmara

A Comissão de Seguridade Social e Família aprovou nesta quarta-feira (8) projeto de lei (PL 2528/03) que torna obrigatória a apresentação da carteira profissional de médico para a confecção de receituários e carimbos. O objetivo da proposta, elaborada pelo deputado Wilson Santos (PSDB-MT), é aumentar a segurança contra a falsificação do material. "A utilização criminosa de receituários e carimbos falsos pode trazer graves conseqüências para a saúde pública, incluindo danos aos pacientes que venham a usar medicamentos inadequadamente prescritos", afirma.
O projeto determina que as gráficas adotem formulário próprio para registrar, em duas vias, as solicitações de receituários e carimbos médicos. O formulário deverá informar os números do CPF (Cadastro da Pessoa Física), da carteira de identidade e do registro no Conselho Regional de Medicina do médico que contratar o serviço. Para facilitar a identificação do pedido, os formulários devem possuir números seqüenciais.
O médico e o profissional gráfico deverão assinar o formulário. A proposta prevê multa no valor de dez salários mínimos para quem não cumprir a medida. O valor arrecadado será revertido ao Fundo Municipal de Saúde.

Apuração de denúncias
Foram aprovadas três emendas apresentadas pelo relator do projeto na Comissão, deputado Rafael Guerra (PSDB-MG). Uma delas obriga os serviços gráficos a manterem os registros das solicitações arquivados por um período mínimo de cinco anos, para possibilitar a investigação de eventuais denúncias de falsificação. A impressão do CNPJ (Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica) da gráfica nos receituários e carimbos também será obrigatória.

Tramitação
A proposta, que tramita em caráter conclusivo, foi encaminhada para exame da Comissão de Constituição, Justiça e de Redação.



Reportagem - Pierre Triboli
Edição - Patricia Roedel


Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Terça, 12 de Dezembro de 2017
20:48
Loteria
Segunda, 11 de Dezembro de 2017
20:42
Loteria
10:00
Receita do dia
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)