Cassilândia, Sexta-feira, 15 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

08/07/2007 06:00

Professores têm até sexta para escolher livros

24horas news


Os professores de escolas públicas têm até o dia 13 de julho para escolher os livros didáticos que usarão em 2008. A seleção dos títulos do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) e do Programa Nacional do Livro Didático para o Ensino Médio (PNLEM) deve ser feita pela internet ou pelos Correios.


Segundo o presidente do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE/MEC), Daniel Balaban, os educadores escolherão os livros de acordo com a necessidade de seus alunos. "O professor deve selecionar títulos para atender a realidade de seus estudantes, sem aceitar incentivos de editoras", salienta. Balaban disse que, atualmente, mais da metade da escolha de livros é feita pela internet.



Este ano, o MEC vai investir R$ 840 milhões no PNLD e do PNLEM para comprar 111 milhões de livros didáticos, destinados a 29 milhões de alunos no próximo ano letivo. Para o ensino fundamental, são distribuídos títulos de língua portuguesa, matemática, ciências, história, geografia e dicionários. Para o ensino médio, de história, química, matemática, português e biologia.



O PNLD é o maior programa mundial de distribuição gratuita de obras didáticas. Por sua amplitude, o processo de aquisição começa três anos antes de os livros chegarem às salas de aula. O primeiro ano é o do lançamento do edital de inscrição das obras. Nele, os detentores de direitos autorais se habilitam ao programa e submetem os livros à avaliação do MEC.



O segundo ano é dedicado à avaliação e elaboração do Guia do Livro Didático. Os livros são encaminhados à Secretaria de Educação Básica (SEB/MEC), responsável pela avaliação pedagógica, feita por universidades. Obras que apresentem erros conceituais, indução a erros, desatualização, preconceito ou discriminação de qualquer tipo são excluídas do processo. Feita a avaliação, os especialistas elaboram resenhas dos livros aprovados, que passam a compor o Guia.



No terceiro ano ocorrem a escolha, a compra e a distribuição dos livros. Quando pronto, o Guia do Livro Didático fica disponível na página eletrônica do FNDE e é enviado, impresso, às escolas públicas cadastradas no Censo Escolar. Com base no guia, os diretores e professores analisam e escolhem as obras que pretendem usar no ano seguinte, em sala de aula.



Distribuição



A distribuição dos livros é feita diretamente pelas editoras às escolas por meio de contrato entre o FNDE e a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos, com o acompanhamento de técnicos das secretarias estaduais de Educação. Nas zonas rurais, as obras são entregues nas prefeituras ou nas secretarias municipais de Educação, que devem entregar os livros às escolas.



Os livros chegam às escolas entre outubro e o início do ano letivo, a tempo de estar nas mãos dos alunos antes do começo das aulas. A escolha dos livros deve ser feita na página eletrônica do FNDE.


Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Sexta, 15 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Quinta, 14 de Dezembro de 2017
21:14
Loteria
10:00
Receita do dia
Quarta, 13 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)