Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 25 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Principal comprador de MS, Rússia embarga carne dos EUA

Gylson Ferreira/Campo Grande News - 26 de dezembro de 2003 - 14:15

A onda de embargos à carne bovina norte-americana não pára de crescer. Até agora cerca de 30 países já declararam que não vão importar dos americanos por causa do mal da vaca louca constatado no país. Agora é a Rússia quem decidiu "suspender provisoriamente" a compra da carne.
Bom para Mato Grosso do Sul, que pode ver aumentadas ainda mais suas exportações para o maior país do mundo. Atualmente a Rússia é o principal importador do Estado (ultrapassou a Alemanha recentemente), com destaque para produtos agropecuários. De janeiro a novembro deste ano, os russos compraram US$ 43,7 milhões de Mato Grosso do Sul, 38% a mais que no mesmo período de 2002, o que representa 9,47% de tudo o que foi exportado pelo Estado.
Outro país que não está mais comprando carne dos EUA é a China, o maior mercado consumidor do planeta. Mais um ponto positivo para o Estado, que este ano já vendeu US$ 28,2 milhões para o país, 196% a mais que em 2002 e pode ver esse número crescer ainda mais com o embargo aos americanos.
Mais de dois terços das exportações de carne americana estão afetados pelas proibições. Veja os países que aderiram ao embargo: Brasil, Japão, México, Canadá, Argentina, Chile, Paraguai, Peru, Colômbia, Venezuela, Equador (anunciou que deixa de importar a partir da semana que vem), Costa Rica, Panamá, Guatemala, China, Coréia do Sul, Hong Kong, Cingapura, Malásia, Taiwan, Austrália, Tailândia, Vietnã, Indonésia, África do Sul, Jordânia, Qatar, Rússia e Turquia.

SIGA-NOS NO Google News