Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 26 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Primeiro bebê do ano em Dourados é indígena

Dourados Agora - 02 de janeiro de 2011 - 07:36

O primeiro douradense nascido em 2011 é um menino indígena. Ele nasceu pontualmente às 0h do dia 1º com 2,777 quilos, em parto normal no Hospital Universitário. A mãe é a dona-de-casa Linilsa Flores Dias, de 20 anos. O pai é Orivaldo Gerônimo Dias, de 23 anos, trabalhhador rural. Ambos são da etinia Caiuás e moram na aldeia Jaguapirú. É o primeiro filho do casal. Os pais ainda vão decidir o nome do bebê. O parto foi realizado pelo obstetra Dr. Falcão.

O diretor do Hospital, Wédson Desidério Fernandes, disse ao DouradosAgora que em menos de 24 horas de funcionamento o setor de neonatal do HU já realizou seis partos. Segundo ele a trasição do extinto Hospital da Mulher para o HU foi tranquila. “Toda equipe trabalhou muito. Acredito na continuidade do padrão de serviço que existe na cidade e após esses primeiros dias, em uma melhora em qualidade a partir da consolidação desses serviços no Hospital Universitário”, afirmou.

A previsão é de que sejam realizados mensalmente cerca de 230 partos, 150 cirurgias e 900 atendimentos. Foram contratados aproximadamente 220 profissionais por meio de processo seletivo da Fundação Municipal de Saúde e Administração Hospitalar de Dourados (FUMSAHD), com objetivo de atender os novos serviços. Já as vagas que não foram preenchidas por meio do concurso serão reabertas.

“Queremos mais profissionais, porém, o quadro que temos é suficiente para os serviços. Teremos dois plantonistas de Obstetrícia por dia para que o atendimento seja ininterrupto. Contamos com 14 ginecologistas e quatro médicos para a Neonatologia, equipe multiprofissional a serviço das mães e das crianças, acolhimento e atenção de risco, além dos profissionais das outras especialidades do hospital. A Pediatria, por exemplo, está entre as áreas melhor estruturadas do HU/UFGD”, relatou o diretor.

A transferência de equipamentos está em fase de conclusão. A UFGD terá a guarda dos equipamentos que estavam no Hospital da Mulher e são das Secretarias Municipal e Estadual de Saúde e do Hospital Santa Rosa.

Desde o início deste ano, o HU/UFGD vem preparando suas estruturas para receber os serviços de ginecologia e obstetrícia ofertados em Dourados. Houve reestruturação de espaço para colocar em funcionamento a UTI, UI Neonatal, UTI Pediátrica e a ala de ginecologia voltado para gestantes e mulheres em trabalho de parto. A universidade já investiu mais de R$ 1 milhão em infraestrutura e também em disponibilização de vagas para os setores de Ginecologia e Obstetrícia, Pediatria e Neonatologia. (Com informações de Cido Costa)

SIGA-NOS NO Google News