Cassilândia, Domingo, 20 de Maio de 2018

Últimas Notícias

18/11/2014 05:15

Presídio é reformado e recebe novos investimentos

Keila Terezinha Rodrigues de Oliveira/Noticias MS
Momento do descerramento da placa inaugural. Foto:  Keila Terezinha Rodrigues de OliveiraMomento do descerramento da placa inaugural. Foto: Keila Terezinha Rodrigues de Oliveira

O Estabelecimento Penal de Cassilândia passou por obras de reforma, ampliação e revitalização realizadas pelo governo do Estado, por meio da Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (Agepen), com apoio do Conselho da Comunidade de Cassilândia. A solenidade de inauguração foi realizada na última sexta-feira (14).

Como parte da revitalização do presídio, foi construída uma sala de aula ampla, com 32 m², que possibilitará a implantação do Ensino Médio na unidade prisional no ano que vem. O novo local também traz melhores condições para o desenvolvimento de cursos profissionalizantes.

De acordo com o diretor do presídio, José Ronaldo da Silva, um dos focos da administração é proporcionar oportunidades para o crescimento educacional dos custodiados. “Este ano, tivemos aproximadamente 32% dos internos estudando, e cerca de 90 foram capacitados em cursos profissionalizantes de eletricista e instalador residencial, pedreiro de acabamento e de panificação”, informou o dirigente.

Outra área beneficiada com a restruturação do presídio foi o Setor de Saúde, com a construção de uma nova sala de odontologia, mais adequada para a realização dos procedimentos. No local, são realizados atendimentos de dentista três vezes por semana. Os internos contam também com o oferecimento diário de atendimento pelas equipes de enfermagem e de serviço psicossocial.

A obra envolveu, ainda, a construção de um setor específico para o arquivo. A cozinha do presídio foi reformada, e, com isso, construído um espaço próprio para a higienização de alimentos, além da instalação de uma coifa no local. Também foram reformadas as salas da Defensoria Pública, do oficial de dia; da assistente social e setor destinado à Chefia de Vigilância.


Presente na solenidade de inauguração, o diretor-presidente da Agepen, Deusdete Oliveira, destacou a utilização de mão de obra dos próprios internos do presídio na reestruturação, contribuindo para a reinserção social e reduzindo os custos para os cofres públicos. Em discurso, ele agradeceu aos internos que participaram dos trabalhos. “O que vocês precisam é de oportunidade, que tenham disciplina, mas que também sejam tratados com respeito. E, assim, possam demonstrar, como nessas obras aqui da unidade de Cassilândia, que vocês podem nos ajudar a fazer a diferença”, disse.

Oliveira enfatizou ainda as demais obras que estão sendo desenvolvidas em presídios do Estado com a utilização de mão de obra prisional. “Acabamos de inaugurar um presídio em Amambai com mais de 600 m² totalmente construídos com mão de obra dos internos e estamos também com obras nesse sentido, para inaugurarmos ainda este ano, em Rio Brilhante, Jardim, Naviraí e Ponta Porã”, comentou.

A Juíza da Vara de Execução Penal de Cassilândia, Tatiana Decarli, elogiou a condução das duas unidades prisionais existentes no município e ressaltou o trabalho conjunto realizado no local. “Avançamos muito com a união de forças entre a Agepen, o Conselho da Comunidade e o Judiciário. E essas reformas que estamos aqui inaugurando vão possibilitar um atendimento mais digno e humano”, declarou.

Também participaram da solenidade de inauguração o diretor de Assistência Penitenciária da Agepen, Leonardo Arévalo Dias; o diretor de Operações (em exercício), Valdimir Ayala Castro; o comandante da Polícia Militar em Cassilândia, 2º tenente Tiago Franco, a diretora da Escola Polo Regina Anffe Nunes Betine, Regina Lúcia Sales; o presidente do Conselho da Comunidade, Jocemil Menezes de Queiroz e o diretor do Estabelecimento Penal de Paranaíba, José Carlos Marques.

Fonte: NoticiasMS

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Domingo, 20 de Maio de 2018
Sábado, 19 de Maio de 2018
10:00
Receita do dia
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)