Cassilândia, Sexta-feira, 09 de Dezembro de 2016

Últimas Notícias

25/06/2007 06:40

Presidente fala da crise nos aeroportos em seu programa

ABr

Leia a íntegra do programa Café com o Presidente

Brasília - Apresentador: Olá, você, em todo o Brasil. Eu sou Luiz Fara Monteiro e começa o programa de rádio do presidente Lula. Tudo bem, presidente?
Presidente: Tudo bem, Luiz.

Apresentador: Presidente, depois de mais uma semana de problemas nos aeroportos brasileiros, a Aeronáutica informou, neste último domingo, que a situação foi normalizada. Qual é a expectativa do governo daqui pra frente e como o senhor reagiu a esse último transtorno?
Presidente: Olha, a informação que eu tenho da Aeronáutica é que todos os postos de controle do Cindacta estão funcionando. Não há mais atrasos por causa de problemas do controle aéreo, essa é a informação que eu tenho. Olha, nós nunca vamos acabar com atraso de avião, porque no mundo inteiro tem, pode chover muito, pode ter muito nevoeiro, pode ter atraso nas conexões. O que nós não podemos é permitir que pessoas que trabalham cuidando dos aeroportos, os controladores e outros, não tenham um profundo respeito pelos brasileiros ou pelos estrangeiros que estão viajando pelo nossos aeroportos. Ou seja, uma coisa é você fazer uma greve pra prejudicar o sistema de produção de uma empresa porque você quer ganhar mais aumento de salário, isso é universal. Outra coisa é você fazer greve, mesmo sendo um direito, não tendo em conta que a vítima é um ser humano. Ora, mediante esse fato de insubordinação, a determinação minha para o Comando da Aeronáutica é colocar ordem na casa, faça o que tiver que ser feito, mas nós precisamos manter o bom funcionamento dos aeroportos, a disciplina militar, porque pra isso eles entraram nas Forças Armadas, se formaram sargentos e, portanto, têm que respeitar a hierarquia e cumprir com a determinação que todos os outros brasileiros cumprem.

Apresentador: Presidente, há sempre o temor por parte dos passageiros de que uma crise desse tipo possa trazer algum risco para as viagens aéreas. Segurança dos vôos também está assegurada?
Presidente: Olha, todas as conversas que eu tive com o comandante da Aeronáutica, o brigadeiro Saito, ele me assegurou: do ponto de vista do controle, o sistema brasileiro é um dos mais modernos do mundo. Nós temos poucos acidentes comparados a quaisquer outros países do mundo. Essas mesmas pessoas já controlaram aviões na base do rádio, depois do radar, agora o sistema é muito mais sofisticado, portanto, sabe, não existe possibilidade de ficar passando terrorismo pra sociedade, e a Aeronáutica me garante que o sistema brasileiro é seguro e eu confio na palavra da Aeronáutica, afinal de contas é ela que controla os aviões no Brasil desde que existe avião.

Apresentador: Você está ouvindo Café com o Presidente, hoje falamos sobre os transtornos no setor aéreo brasileiro. Presidente, recentemente o governo anunciou que faria contratação de novos controladores de vôo para suprir a falta do pessoal nas torres de controle nos aeroportos. Em que pé estão essas contratações?

Presidente: Olha, nós detectamos que é preciso ter mais controladores, portanto nós temos que formar quantos controladores forem necessários para que a gente tenha tranqüilidade de substituir pessoas que não queiram trabalhar, pessoas que queiram se aposentar, ou pessoas que queiram fazer movimento sem levar em conta a respeitabilidade que tem que ter com o povo brasileiro. Então, o que nós queremos na verdade é formar o máximo possível para ter um exército de prontidão pra trocar na hora que tiver que trocar, inclusive tentar tirar a responsabilidade maior de um aeroporto, e hoje Brasília é um aeroporto que controla praticamente grande parte do território nacional, o que nós queremos é modernizar São Paulo, modernizar Rio de Janeiro, modernizar Recife, modernizar Manaus, pra que a gente não fique dependendo de um aeroporto, ou seja, mas que a gente tenha um sistema funcionando da melhor forma possível, com controladores trabalhando da melhor forma possível, de preferência quem quiser ser controlador tem que estar satisfeito com a sua função, certamente você tem uma maioria de controlador que quer trabalhar, que quer prestar serviço e que também é justo ele reivindicar melhoria das condições de trabalho, agora pra que seja atendido primeiro é preciso fazer as coisas voltarem a funcionar normalmente.


Apresentador: Atualmente, a gente tem cerca de 360 controladores em fase de treinamento, presidente. Em breve, boa parte deles vai estar atuando diretamente nas torres. O governo vai continuar investindo na segurança de vôo e na formação dos controladores?
Presidente: Veja, o governo fará tudo que for necessário, o governo irá fazer aquilo que a Aeronáutica entender que deva ser feito para que a gente possa melhorar. Eu quero que a CPI faça as investigações que tiver que fazer, sabe, que adentre profundamente no sistema pra ver o que que está falhando, porque olha, eu vou dizer uma coisa pra você, Luiz. Eu fiz muitas greves na minha vida, e eu consigo perceber quando tem má-fé, quando tem má vontade , quando tem disposição. Então, o IPM que está sendo feito pelo Ministério Público Militar é muito importante, porque vai detectar quem está fazendo o que, é importante que se apure com muita seriedade quem foi responsável, quem tentou fazer os passageiros sofrerem o que sofreram nesses últimos nove meses. Então, é preciso os controladores, Aeronáutica, as empresas de aviação, a Infraero, a Anac, todos agirem com a maior responsabilidade, na maior harmonia, para que as pessoas saiam de casa com a certeza de que vão encontrar o seu avião no horário e que vão chegar no compromisso marcado no horário. É pra isso que nós estamos trabalhando e é essa a responsabilidade da Aeronáutica.

Apresentador: OK, presidente, obrigada e até semana que vem.
Presidente: Obrigada você, Luiz, e quero pedir a compreensão do povo brasileiro, quero pedir a compreensão dos controladores, mas é preciso colocar ordem na casa, não é possível, de forma nenhuma, o povo continuar sofrendo por interesse de poucos.
Apresentador: O Café com o Presidente volta segunda-feira que vem. Acesse o nosso conteúdo também em www.radiobras.gov.br. Um abraço e até lá.


Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
Últimas notícias
Scroller Top
Sexta, 09 de Dezembro de 2016
Quinta, 08 de Dezembro de 2016
10:00
Receita do dia
09:00
Maternidade
Quarta, 07 de Dezembro de 2016
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)