Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 26 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Presidente do Senado defende entendimento com governo

03 de janeiro de 2008 - 13:45

Em entrevista agora há pouco para a Agência Senado, o senador Garibaldi Alves Filho disse que o governo deveria ter constituído um mecanismo de consulta e de entendimento com a oposição para evitar clima de confronto logo no início do ano legislativo.

O presidente do Senado comentou o pacote de aumento de impostos anunciado pelo governo federal para compensar os R$ 40 bilhões que deixará de arrecadar por ano como resultado da extinção da CPMF (Contribuição Provisória sobre a Movimentação Financeira), lembrando que o governo havia assumido um compromisso de discutir com os partidos de oposição qualquer possibilidade de aumento da carga tributária para compensar os prejuízos com o fim da CPMF.

No entanto, o presidente do Senado não considera que a medida do governo tenha sido uma traição ao acerto anterior, embora não descarte a probabilidade de haver reação por parte da oposição às decisões do governo.

"O anúncio do pacote pode custar caro para o governo, já que, por não ter maioria estável (entre os parlamentares), precisa se enveredar pelo entendimento caso queira aprovar projetos importantes já anunciados e mesmo o Orçamento (Geral da União)", explicou Garibaldi.

Apesar disso, o presidente do Senado não acredita que a oposição inicie um processo de retaliação visando a dificultar a aprovação de projetos importantes. "Não pode haver oposição simplesmente por oposição. É preciso agir de acordo com cada caso e não simplesmente com respostas de vingança. O Orçamento, por exemplo, é prioritário e tem que ser aprovado", destacou.

Jorge Franco - Midiamax

SIGA-NOS NO Google News