Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 25 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Presidente da Funai vem a MS para resolver impasses

rmtonline - 18 de junho de 2007 - 07:15

O presidente da Fundação Nacional do Índio (Funai), Márcio Meira, estará nesta segunda-feira, dia 18, em Campo Grande. Ele vai discutir com lideranças indígenas a nomeação do vereador do PT de Nioaque, Claudionor do Carmo Miranda, para o cargo de administrador regional da Capital.

Um grupo de lideranças indígenas, que estão sob a jurisprudência da Administração Regional de Campo Grande, questiona a indicação de Miranda para o cargo. Os índios querem que a nomeação seja revista, e que seja feita uma nova eleição para a escolha do administrador regional. Segundo a secretária Tânia Garib, Meira assumiu um compromisso com o governador de se empenhar ao máximo para resolver o problema.


No dia 28 de maio, um grupo de 220 índios chegou a invadir o prédio da Administração Regional da Capital para protestar contra a nomeação de Miranda. Eles deixaram o prédio somente após a Justiça Federal expedir mandado de reintegração de posse a Funai, que foi cumprido pela Polícia Federal.


Agenda



A chegada de Meira está prevista entre as 8h e 8h30, no Aeroporto Internacional de Campo Grande, em um avião particular da Funai. Um grupo de 30 índios Terenos, de Sidrolândia, organizam uma recepção com a apresentação cultural de uma dança do “Bate Pau”.



Às 11h30 está marcada uma audiência com o governador André Puccinelli, onde será discutido o programa de segurança alimentar. Às 12h30 Meira segue para Dourados, onde irá participar do lançamento do Comitê Indígena Guarani Kaiowa.



Em Dourados ele também participa de uma “Atyguassu”, uma assembléia geral de líderes indígenas, na aldeia Lima Campo. Na quarta-feira, dia 20, ele retorna para Campo Grande, onde às 14h tem uma reunião com os caciques Terenos, Kadiwéu, Ofayé e Guató, na sede administrativa da Funai. Em pauta vai estar a questão fundiária.



Às 15h haverá um encontro político no Cine Cultura, onde Meira dará uma palestra sobre a realidade dos índios no Brasil e os desafios da Funai.



No dia 21 a comitiva segue para Bodoquena, onde às 9h haverá a inauguração do sede da Associação Kadiwéu. Na parte da tarde haverá uma visita a Ilha Insua, na aldeia Uberaba, em Corumbá. De lá, Meira segue de volta para Brasília. Esta vai ser a primeira visita dele ao Estado.


Fonte: Redação TV Morena

SIGA-NOS NO Google News