Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 25 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Prejuízos da soja podem comprometer o milho safrinha

Adriana Molina - 28 de fevereiro de 2004 - 06:26

A situação das lavouras de soja no Estado preocupa as lideranças rurais. Em algumas regiões, especialmente no sul de Mato Grosso do Sul, a perda chega a 50%. A estiagem prolongada poderá diminuir a produção total em 30%. Além disso, o atraso no plantio do milho safrinha fará com que ele sofra com o frio.

O vice-presidente da Famasul (Federação de Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul) e presidente da Comissão de Agricultura, Ari Basso, afirma que no sul a safra já está comprometida, "há regiões registrando perda de mais de 30%, é o caso de Itaporã, onde as perdas são de 10%, outros municípios do sul de Mato Grosso do Sul, os prejuízos estão acima de 20%", completa.

Nas região norte, em Chapadão, São Gabriel e Camapuã, a produção está normal. O preço continua bom, mas a prevista super safra deste ano fica comprometida diante dessa situação. A expectativa de 60 milhões de toneladas para a safra brasileira, cai para 52 a 54 milhões de toneladas.

A falta de chuva também atinge o milho safrinha. A plantação que deve acontecer logo após a colheita da soja, fica perdida com a seca. Ari alerta que mesmo o milho sobrevivendo a seca, o atraso no plantio fará com que ele corra o risco de sofrer com a geada em junho.

Preocupado com esta situação, Ari Basso convocou uma reunião extraordinária da Comissão de Agricultura e Políticas da Famasul no próximo dia 2 de março, às 14 horas na sala de reuniões da entidade. Serão discutidas as perdas e safras, transgênicos, o transporte e outros assuntos da agricultura.

No dia 3 de março acontece também na Famasul, o "Workshop Plano Agrícola e Pecuário 2004/05", onde serão apresentados novos instrumentos da política de garantia de preços mínimos entre outros temas.

SIGA-NOS NO Google News