Cassilândia, Quinta-feira, 08 de Dezembro de 2016

Últimas Notícias

28/02/2004 06:26

Prejuízos da soja podem comprometer o milho safrinha

Adriana Molina

A situação das lavouras de soja no Estado preocupa as lideranças rurais. Em algumas regiões, especialmente no sul de Mato Grosso do Sul, a perda chega a 50%. A estiagem prolongada poderá diminuir a produção total em 30%. Além disso, o atraso no plantio do milho safrinha fará com que ele sofra com o frio.

O vice-presidente da Famasul (Federação de Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul) e presidente da Comissão de Agricultura, Ari Basso, afirma que no sul a safra já está comprometida, "há regiões registrando perda de mais de 30%, é o caso de Itaporã, onde as perdas são de 10%, outros municípios do sul de Mato Grosso do Sul, os prejuízos estão acima de 20%", completa.

Nas região norte, em Chapadão, São Gabriel e Camapuã, a produção está normal. O preço continua bom, mas a prevista super safra deste ano fica comprometida diante dessa situação. A expectativa de 60 milhões de toneladas para a safra brasileira, cai para 52 a 54 milhões de toneladas.

A falta de chuva também atinge o milho safrinha. A plantação que deve acontecer logo após a colheita da soja, fica perdida com a seca. Ari alerta que mesmo o milho sobrevivendo a seca, o atraso no plantio fará com que ele corra o risco de sofrer com a geada em junho.

Preocupado com esta situação, Ari Basso convocou uma reunião extraordinária da Comissão de Agricultura e Políticas da Famasul no próximo dia 2 de março, às 14 horas na sala de reuniões da entidade. Serão discutidas as perdas e safras, transgênicos, o transporte e outros assuntos da agricultura.

No dia 3 de março acontece também na Famasul, o "Workshop Plano Agrícola e Pecuário 2004/05", onde serão apresentados novos instrumentos da política de garantia de preços mínimos entre outros temas.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
Últimas notícias
Scroller Top
Quinta, 08 de Dezembro de 2016
10:00
Receita do dia
09:00
Maternidade
Quarta, 07 de Dezembro de 2016
20:20
Loteria
10:00
Receita do dia
09:00
Maternidade
03:14
Loteria
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)