Cassilândia, Sábado, 24 de Junho de 2017

Últimas Notícias

15/10/2004 15:36

Prazo para interposição de embargo pode ser ampliado

Agência Câmara

Projeto de lei (PL 4150/04) apresentado pelo deputado Carlos Sampaio (PSDB-SP) altera o Código de Processo Civil para dilatar o prazo para interposição de recurso de embargo de declaração, atualmente estipulado em cinco dias corridos a partir da data de publicação do acórdão (decisão proferida por tribunal), para cinco dias úteis. Embargo de declaração é o recurso dirigido ao próprio juiz da causa, para esclarecimento da sentença.
O autor esclarece que "muitas vezes, o prazo de cinco dias corridos, já exíguo, pode vir a restringir-se ainda mais. Uma decisão publicada numa quarta-feira, tendo na mesma semana uma sexta-feira como feriado, terá o seu prazo recursal iniciado na quinta-feira e finalizado na segunda-feira. Neste caso, o prazo, que era de cinco dias, fica reduzido para apenas dois, em evidente prejuízo ao advogado e à parte por ele representada".
Segundo o parlamentar, além de facilitar o esclarecimento de eventuais contradições, obscuridades e omissões presentes em uma decisão, a mudança no prazo irá favorecer o questionamento prévio de matéria eventualmente não mencionada na decisão para uma futura interposição de recurso especial para o Superior Tribunal de Justiça (STJ) ou de recurso extraordinário para o Supremo Tribunal Federal (STF).

Tramitação
A matéria, que tramita caráter conclusivo, será apreciada pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania. Se aprovada, seguirá direto para o Senado Federal



Reportagem - Claudia Lisboa
Edição - Maristela Sant´Ana

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Sexta, 23 de Junho de 2017
Quinta, 22 de Junho de 2017
10:00
Receita do Dia
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)