Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 26 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

PF prende em São Paulo 12 de 61 procurados por fraude

Marli Moreira/ABr - 15 de fevereiro de 2007 - 15:54

São Paulo - A Polícia Federal de São Paulo prendeu na manhã de hoje (15) 12 pessoas das 61 acusadas de manobras para recebimento ilegal de benefícios fiscais administrados pela Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa).

O esquema contou com a participação de 11 empresas do estado de São Paulo que, segundo cálculos da Suframa, teriam simulado remessas avaliadas em R$ 343 milhões só no período de 2002 a 2006. Esse movimento provocou desfalque de R$ 18 milhões ao fisco paulista. Os prejuízos causados à Receita Federal ainda estão sendo calculados.

De acordo com nota divulgada pela superintendência regional da PF no Amazonas, a fraude foi constatada em falsas operações de compra e venda de mercadorias que permitiam a obtenção de créditos tributários por meio dos incentivos fiscais. Os créditos eram compensados junto à Receita Federal ou estadual, ou ainda negociados com terceiros.

Empresas transportadoras e despachantes também pagavam por vistorias que na verdade não eram feitas.

Além dos 61 mandados de prisão de empresários, despachantes e servidores públicos da Secretaria da Fazenda de São Paulo e da Suframa, estão sendo realizadas 133 operações de busca e apreensão de documentos que comprovem a prática de estelionato, falsidade ideológica, corrupção ativa e passiva e crime contra a ordem tributária.

Denominada de Rio Nilo, a operação mobiliza 330 policiais federais nos estados do Amazonas, São Paulo, Bahia e Alagoas. A ordem partiu da 4a Vara Federal de Manaus.



SIGA-NOS NO Google News