Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 25 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

PF deflagra operação internacional de combate ao tráfico de pessoas em Goiás

DPF - 12 de julho de 2013 - 10:38

A Polícia Federal deflagrou nesta terça-feira (9/7), com apoio da Polícia Espanhola, a Operação Ninfas contra uma quadrilha especializada no tráfico de mulheres. A ação policial tem abrangência internacional e foi simultaneamente desencadeada na Espanha, nas províncias de Ourense e Pontevedra, e no Brasil, no estado de Goiás e no Distrito Federal.

Estão sendo cumpridos nove mandados de prisão na Espanha, em duas boates para onde brasileiras foram tráficadas, além da residência de alguns dos membros do grupo. Até o momento, na Espanha, quatro pessoas foram presas e cinco brasileiras foram identificadas: três são de Goiás, uma do Rio de Janeiro e outra do Paraná.

Quatro pessoas ainda estão foragidas. O líder do grupo, que foi preso, também tem mandado de prisão expedido no Brasil. Também foram apreendidos cinco veículos pertencentes à quadrilha, boletos bancários de remessa de dinheiro ao Brasil e bilhetes aéreos. Os bens e contas correntes dos envolvidos foram bloqueados.

A operação teve início após investigações realizadas pelas polícias dos dois países, o que permitiu a identificação de uma organização criminosa que atuava no agenciamento de mulheres brasileiras, a maioria delas de Goiás, para o exercício da prostituição em boates na Espanha. As brasileiras eram recrutadas com falsas promessas de trabalho, mas, ao chegarem ao país, eram exploradas nas boates dos membros da quadrilha, como forma de pagarem a dívida contraída para a realização da viagem.

É a segunda grande operação internacional de combate ao tráfico de pessoas desencadeada pela Polícia Federal e pela Polícia da Espanha, somente neste ano, o que demonstra a importância da política de inserção internacional implantada pela PF, com a abertura de adidâncias em diversos países do mundo.

Os envolvidos responderão no Brasil pelo crime de tráfico internacional de pessoas para fins de exploração sexual.

Balanço da Operação no Brasil

No Brasil, foram cumpridos cinco mandados de busca e apreensão e quatro conduções coercitivas, nas cidades de Goiânia e Anápolis, em Goiás, e no Distrito Federal.

SIGA-NOS NO Google News