Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 26 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Petrobras produz gasolina com 3% de etanol no Japão

Assessoria - 04 de março de 2009 - 09:13


A Brazil Japan Ethanol (BJE), joint venture formada entre a Petrobras e a empresa japonesa de álcool, Japan Alcohol Trading, inaugurou ontem (2/3) no Japão, sua primeira unidade para produção de E3 - combustível formado pela mistura de gasolina com 3% de etanol.

Com o empreendimento, a Petrobras espera demonstrar ao empresariado japonês a viabilidade técnica e econômica para a entrada no país de um novo combustível, que além de eficiente, é mais ecológico.

A construção da planta, iniciada em outubro de 2008, faz parte do Projeto Sodegaura, da BJE em parceria com o Ministério do Meio Ambiente do Japão, para introdução do E3 no mercado japonês. A instalação está situada na cidade de Sodegaura, na Região de Kanto, localização central do Japão, responsável por 40% do volume total de gasolina consumida pelo país.

A capacidade de produção é estimada em até três milhões de litros de E3 por mês, destinada a postos independentes. A fornecedora da gasolina para o projeto será a refinaria Nansei Sekiyu, em Okinawa, na qual a Petrobras possui 87,5% de participação.

O primeiro carregamento de E3 foi entregue ao posto de gasolina do Parque Shinjuku, na cidade de Tóquio. A cerimônia de inauguração contou com a presença do ministro de Meio Ambiente do Japão, Tetsuo Saito, do embaixador brasileiro no Japão, Castro Neves, do gerente geral da Petrobras no Japão, Osvaldo Kawakami, além de executivos da Companhia e diversas autoridades japonesas.

SIGA-NOS NO Google News